quarta-feira, 29 de junho de 2016

Novidades na FEVEST 2016: lingerie na prevenção contra o mosquito da dengue e cueca para cadeirantes

Texto e foto: Burburinho Assessoria de Comunicação
Será lançada na Fevest (Feira Brasileira de Moda íntima, Praia, Fitness e Matéria-prima), que acontece em Nova Friburgo de 6 a 10 de julho, a lingerie que auxilia na prevenção contra o mosquito da dengue. A empresa Suspiro Íntimo, pensando na melhoria de uma de suas principais linhas, está apostando na nova coleção, a Mommy Protex. Já a Trave, criou uma cueca ideal para cadeirantes, como é o caso dos atletas paralímpicos. 
A Mommy Protex consiste em uma lingerie para gestante, fabricada em microfibra e renda nas cores rosa e preto com renda em marfim. Em tecido respirável, de gramatura pesada e tratamento repelente que dura em média 25 lavagens, a matéria-prima utilizada é fabricada no Brasil, tendo passado por um tratamento tecnológico especial de microcápsulas de citronela, um repelente natural não tóxico, que ajuda na proteção das futuras mamães contra o mosquito Aedes Aegypti. 

Por ser de origem natural, a citronela, base da estrutura do tecido, não tem nenhum perigo tóxico para as futuras mamães, aliando conforto e qualidade à tecnologia de ponta a favor da saúde das mulheres. 
O cheiro é semelhante ao do eucalipto e, segundo a aromaterapia, tem propriedades tônica, antisséptica e desinfetante. Estudos recentes destacam a citronela como meio natural e eficaz no combate da dengue, pois apresenta em suas folhas um óleo essencial, rico em citronelal, e o geraniol, que é apontado por farmacêuticos e terapeutas como principal repelente natural não tóxico para os insetos da família do Aedes. A planta aromática ficou conhecida por fornecer matéria-prima à fabricação de repelentes contra mosquitos, pois tem a propriedade de afugentar os insetos sem exterminá-los, não provocando um desequilíbrio ambiental. 
Cueca para cadeirantes 
Outra novidade que será destaque na Fevest 2016 é uma linha de cuecas da Trave, desenvolvida para pessoas com dificuldade de mobilidade, que precisam se locomover em cadeira de rodas, como é o caso dos atletas paralímpicos. As peças, que possuem presilhas, combinam as necessidades ergonômicas para conforto, inclusive, psicológico, associando aspectos estéticos como tendências de moda. A cueca tem reforço de espuma em toda a parte das costas, para facilitar o suporte de movimentação rasteira, utilizado em algumas modalidades como basquete e vôlei de amputados, e aberturas nas duas laterais para facilitar a colocação por cadeirantes. 
A Fevest Festival acontece de 6 a 10 de julho, no Nova Friburgo Country Clube. N
os dias 6, 7 e 8 (quarta, quinta e sexta-feira), a feira será voltada aos negócios e recebendo compradores nacionais e internacionais. Já nos dias 9 e 10 (sábado e domingo), uma feira aberta ao público em geral, para compra direta da população junto aos expositores. 
O evento é uma realização do Sindvest (Sindicato das Indústrias do Vestuário de Nova Friburgo e Região), promovida pelo Sistema Firjan e Sebrae, com o apoio do Conselho da Moda, Prefeitura de Nova Friburgo, TexBrasil, Abit, Apex-Brasil; e organização da Teia de Eventos.

terça-feira, 28 de junho de 2016

Fevest 2016: Sebrae promove palestra com especialista em Moda, André Carvalhal, fundador do espaço ‘Malha’

Texto e Foto: Burburinho/Divulgação

Uma semana antes da abertura da 26ª edição da Feira Brasileira de Moda Íntima, Praia, Fitness e Matéria-prima (Fevest Festival 2016), o Sebrae irá promover, em Nova Friburgo, palestra gratuita com André Carvalhal, um dos rostos mais conhecidos da moda carioca e co-criador da “Malha”, espaço inaugurado em 2015, que desenvolve ações utilizando o conceito de trabalho conhecido como Coworking. O evento acontecerá no dia 30 de junho (quinta-feira), às 19h, no Senai Moda.  


O tema da palestra é: “A Nova Era da Moda – A experiência da ‘Malha’ com o Coworking”, em que Carvalhal vai abordar sua experiência com esse sistema, que consiste na união de um grupo de pessoas que trabalham de forma independente, mas compartilham valores e buscam sinergia em prol de um objetivo comum dentro de um mesmo espaço de atuação, gerando troca de ideias e experiências.

De acordo com a analista do Escritório Regional Serrana I do Sebrae/RJ, Lívia Bon, o objetivo da palestra é oferecer a empresários, profissionais e estudantes de Moda informações sobre novos conceitos de trabalho, que podem contribuir ainda mais para o fortalecimento e desenvolvimento do setor na região. “Nesta palestra que faz parte do aquecimento para a realização da Fevest 2016, André Carvalhal, um dos nomes mais proeminentes da Moda, irá compartilhar com os participantes, informações que vão contribuir para a elaboração de novas ideias e conceitos de trabalho, em um setor que exige tanta dedicação e criatividade. O objetivo é contribuir para o fortalecimento da atuação de empresários, profissionais e estudantes de Moda, além de estimular a elaboração de novos projetos e iniciativas na região”, destaca.

A palestra “A Nova Era da Moda – A experiência da ‘Malha’ com o Coworking” acontece no dia 30 de junho, às 19 horas, no Senai Moda, que fica na Avenida Conselheiro Julius Arp, 85, Centro de Nova Friburgo. As inscrições poderão ser feitas através dos telefones (22) 2523-6908 ou 0800-570-0800 ou pelo site:

O que é a ‘Malha’

A “Malha”, localizada no bairro de São Cristovão, no Rio de janeiro, fica em um galpão de aproximadamente 2 mil metros quadrados com 30 salas para escritórios, 60 pontos de trabalho individual, áreas de encontro, maquinário para produção, laboratório de inovação, escola e estúdio de fotografia reunindo todo o ecossistema da Moda em uma mesma plataforma.


Ela surge como local próprio para estilistas, artistas, designers, jornalistas, fotógrafos e diversos profissionais discutirem, produzirem e comercializarem a moda contemporânea pelo sistema de Coworking e de Cosewing (dividir uma mesma fábrica).


Através da “Malha”, André Carvalhal pretende alavancar pequenas marcas que poderão usufruir de uma rede composta por vários profissionais que podem formar parcerias, ter acesso a tecnologias como impressoras 3D e estúdio de foto, por exemplo.

Fevest

A 26ª Feira Brasileira de Moda Íntima, Praia, Fitness e Matéria-prima (Fevest Festival) acontecerá entre os dias 6 e 10 de julho, das 13h às 20h, no Nova Friburgo Country Clube, em uma área com aproximadamente 12 mil metros quadrados, onde estarão posicionados cerca de cem estandes. No espaço do evento haverá desfiles, workshops, mostras e muitas novidades.

O grande diferencial para esta edição é que serão realizadas duas feiras, possibilitando também a compra a varejo de produtos colocados à venda pelos expositores. Nos dias 6, 7 e 8 (quarta, quinta e sexta-feira), será a feira voltada para os negócios e recebendo compradores nacionais e internacionais. Já nos dias 9 e 10 (sábado e domingo), uma feira aberta ao público em geral, para vendas no varejo.  

O Sebrae de Nova Friburgo irá dispor de um espaço multisetorial, onde as principais potencialidades econômicas da região serão divulgadas ao público presente. Os setores de truticultura, cafés especiais, morango, chocolate, turismo, cervejas artesanais, cachaça, moda e metal mecânico, dividirão este espaço e apresentarão os seus produtos e serviços.

A expectativa dos realizadores é que a Fevest receba aproximadamente 13 mil pessoas, 30% a mais do que no ano passado.

A Fevest Festival é uma realização do Sindicato das Indústrias do Vestuário de Nova Friburgo e Região (Sindvest), promovida pelo Sistema Firjan e Sebrae, com o apoio do Conselho da Moda, Prefeitura de Nova Friburgo, InterTV, TexBrasil, Abit, Apex; e organização da Teia de Eventos.
Mais informações em: (22) 2523-8531 ou em www.fevest.com.


segunda-feira, 27 de junho de 2016

Meio ambiente também é tema da FEVEST 2016

Texto e foto: Burburinho Assessoria de Comunicação

Confeccionistas que participarão da FEVEST 2016 não só estão otimistas em realizar ótimos negócios, mas preocupados com o meio ambiente. A 
Lalie Lalou, por exemplo, não descarta todas as pontas de tecidos utilizados na sua linha de produção. A empresa tenta aproveitar cada pedacinho, uma vez que o ponto forte da marca é a estamparia exclusiva e diferenciada, e sempre incomodou ver retalhos de tecidos atraentes e confortáveis serem desperdiçados, gerando apenas resíduos e lixo. 

A confecção desenvolve produtos para serem confeccionados utilizando refugo. No momento, a fabricação é feita dentro da própria fábrica e com a ajuda de parceiros terceirizados, aos quais repassam as sobras. “Comercializamos com sucesso nécessaires, bolsinhas, saquinhos, touca de banho, porta moedas, entre outros artigos, e estamos pensando em brincos e chaveiros feitos com retalhos ainda menores dos nossos tecidos”, destaca a empresária Ana Amelia Rabello. 
Um dos lançamentos da Lalie Lalou na FEVEST deste ano será a calcinha Emília, totalmente feita de retalhos, projetada para aproveitar pequenos retalhos que antes não eram utilizados, uma peça bem colorida, variada e lúdica, explorando justamente a beleza e a graça das composições inusitadas. 
Meio Ambiente 
As peças íntimas têm uma vida útil menor que as demais peças de vestuário. Enquanto roupas usadas costumam ser doadas, trocadas ou até vendidas para reutilização, passando as vezes por diversos donos até serem descartadas, a roupa íntima usada, mesmo seminova, não permite doação, troca ou revenda. Se considerarmos especificamente o caso das calcinhas, que por recomendação médica devem ser renovadas com maior frequência, o descarte destes produtos no meio ambiente costuma ser ainda mais rápido e danoso. 
Pensando também nessa questão, a Lalie Lalou passou a trabalhar com o tecido Fluity CO2, lançado no final de 2014, uma versão ecológica do tecido que já utilizavam para produzir suas peças, o Fluity da Santa Constância, uma poliamida de toque delicioso, macio e geladinho, antitóxico e antialérgico, extremamente confortável, perfeito para o segmento de moda íntima. Desde o ano passado, optaram por usar esta versão autossustentável do tecido, que tem em sua composição a primeira poliamida biodegradável do mundo, o Amni Soul Eco, desenvolvida no Brasil pela Rhodia. Enquanto a poliamida comum demora várias décadas para ser absorvida pelo meio ambiente, no Fluity CO2, a decomposição acontece em 50% no primeiro ano e, em três anos, o artigo já está totalmente decomposto. 
Fevest 
Os expositores da FEVEST estão otimistas com o novo formato da Feira de Moda íntima, Praia, Fitness e Matéria-prima, que acontecerá no Nova Friburgo Country Clube no período de 6 a 10 de julho. A Fevest Festival, como está sendo chamada pelos organizadores, funcionará da seguinte forma: nos dias 6, 7 e 8 de junho (quarta, quinta e sexta-feira), será voltada para negócios, recebendo, com exclusividade, compradores nacionais e internacionais; e nos dias 9 e 10 (sábado e domingo), aberta ao público em geral, para compra direta da população junto aos expositores. 
A feira, realizada pelo Sindvest (Sindicato das Indústrias do Vestuário de Nova Friburgo e Região), terá talks shows, desfiles, tendências e novidades do setor e do polo, além de ações sociais e de envolvimento com a população da cidade, incluindo ações de gastronomia em uma praça de alimentação.

sexta-feira, 24 de junho de 2016

Nova Friburgo registra o terceiro homicídio em uma semana

Um homem foi encontrado morto na manhã desta sexta-feira, 24, em um terreno baldio às margens da Via Expressa. O corpo foi localizado por volta das 08 horas e apresentava sinais de violência na cabeça. Ao lado da vítima haviam várias pedras sujas de sangue, que podem ter sido usadas no crime. Ainda não há uma definição do que possa ter causado tamanha fúria ao assassino (ou assassinos). O homem foi identificado como Wellington Julio de Castro Mendonça, 24 anos. Este foi o terceiro homicídio na cidade em uma semana. No dia 16 de junho um jovem de 17 anos foi morto a tiros no Prado. Já no dia 20, um homem foi morto, também a tiros, no Rui Sanglard. Todos os crimes estão sob investigação na 151ªDP.

Foto via WhatsApp

quinta-feira, 23 de junho de 2016

Fevest 2016: Nova Friburgo se fortalece como a ‘capital brasileira de moda íntima’


Texto: Burburinho Assessoria de Comunicação

A 26ª edição da Fevest -Feira de Moda íntima, Praia, Fitness e Matéria-prima- apresentará, de 06 e 10 de julho, os lançamentos do Polo de Nova Friburgo para a temporada primavera/verão 2017. A feira será realizada no Country Clube, em Nova Friburgo, na Região Serrana do Estado do Rio Janeiro. Entre as novidades para esta edição está a abertura para o público nos dias 09 e 10 de julho, quando moradores da região e visitantes poderão conferir e comprar direto de seus criadores, com preços promocionais. 

A Fevest é reconhecida por compradores de todo o Brasil e do exterior como referência de feira de negócios que possibilita lançamentos de novos produtos, conceitos e tendências. Na edição 2015, o evento reuniu, aproximadamente, 10 mil visitantes. 

Este ano, a Fevest contará com cerca de 100 expositores entre confeccionistas e fornecedores. Segundo o Sindicato das Indústrias do Vestuário de Nova Friburgo e Região/RJ (Sindvest), realizador do evento, a expectativa é receber um público em torno de 13 mil pessoas, um crescimento de 30% em relação a 2015. 

A Fevest ocupará uma área total de 12 mil m², com estandes das indústrias de confecções, matérias-primas, serviços e tecnologia, além de disponibilizar um espaço à gastronomia de Nova Friburgo, propiciando um ambiente de conforto e qualidade para os compradores, expositores e visitantes. 

Dentre as novidades, o público encontrará tecidos tecnológicos com estampas modernas, priorizando o conforto; peças de sustentação com formas mais sensuais, em cores e modelagens diferenciadas; acessórios com pedras preciosas; modelos plus size; e rendas e malharia em jeans. 

Ação Social 

A produção de um calendário, em parceria com o grupo ‘Loucos por Lingerie’, este ano estará associada ao projeto ‘Casca de Cebola’. A ação consiste em sensibilizar homens, mulheres e crianças a doarem seus cabelos, ao invés de autorizarem os mesmos a serem descartados no lixo após o corte, para a confecção de perucas. A iniciativa é uma forma de melhorar a autoestima de pacientes que estão passando por tratamento contra o câncer. 

Senai Espaço Moda 

Para deixar os moradores de Nova Friburgo ainda mais no clima da feira, o Senai Espaço da Moda realizará uma nova edição do “Novos talentos”. O projeto é inspirado na fachada de escolas internacionais como a London College, na Inglaterra, e mobiliza os alunos a criar peças inovadoras e engajadas nas tendências que embalam o mundo. 

O tema este ano é esporte. “Não é uma tendência que acaba em seis meses. É um direcionamento de saúde, de movimento do corpo que percebemos na sociedade. Imprimimos no produto o que absorvemos do ambiente. Tecidos com elasticidade, respirabilidade, são bem marcantes e além das cores básicas como preto, branco e cinza, temos duas tonalidades fortes que são referência nesse universo: o pink e o laranja”, revelou Milena Cariello, especialista em moda do Senai. 

Além de expostas durante a FEVEST FESTIVAL, as peças dos alunos passarão por uma produção fotográfica profissional e o resultado estampará o gradil do Senai Espaço da Moda, na Avenida Conselheiro Julius Arp, 85, no centro da cidade. Como já é tradição, o ponto de ônibus em frente ao espaço será personalizado com tema relacionado ao projeto. 

Sebrae

Nesta edição da Fevest, o Sebrae montará um estande multissetorial para promover os produtos locais. Além de moda, o ponto de exposição destacará a produção local de trutas, cafés especiais, cervejas artesanais, cachaças, chocolates, flores e produtos da indústria metal-mecânica. Pacotes e serviços focados no turismo também estarão presentes. São projetos da instituição que estimulam e fortalecem os pontos fortes da produção regional. Na Arena de Desfiles, os visitantes também poderão participar de talk shows com diversos profissionais da área de moda.

Palestra

No dia 30 de junho, às 19h, no Senai Espaço da Moda, haverá uma palestra com André Carvalhal, um dos fundadores da Malha, espaço de moda colaborativa que está sendo criado no Rio de Janeiro. Em um galpão de aproximadamente 2 mil m² em São Cristóvão, a Malha surge como local para estilistas, artistas, designer, jornalistas, fotógrafos e diversos profissionais discutirem, produzirem e comercializarem a moda contemporânea em sistema de coworking. Uma das principais ideias é alavancar pequenas marcas que estarão inseridas dentro de uma rede de profissionais parceiros, com acesso a tecnologias avançadas, costureiras e modelistas.

Projeto Comprador

O Sindicato das Indústrias do Vestuário de Nova Friburgo e Região, que promove a feira, está incentivando o “Projeto Comprador”, que oferece benefícios aos compradores que atuam em todas as regiões do Brasil. A inscrição é gratuita e deve ser feita no site www.fevest.com, na aba 'Projeto Comprador', até o dia 20 de junho. Os inscritos serão avaliados por uma Comissão Julgadora e os cadastros aprovados ganharão incentivos em passagens, hospedagens, voucher de alimentação e/ou credenciais vip’s. 

A edição 2016 da Fevest apresenta um formato ‘Festival’ com o diferencial de ter talks shows, desfiles, tendências e novidades do setor e do polo, além de ações sociais e de envolvimento com a população da cidade, incluindo ações de gastronomia em uma praça de alimentação. Nos dias 6, 7 e 8 de junho (quarta, quinta e sexta-feira), a FEVEST será voltada para negócios, recebendo, com exclusividade, compradores nacionais e internacionais. Já nos dias 9 e 10 (sábado e domingo), a feira estará aberta ao público em geral como um grande festival, para compra direta da população junto aos expositores.

O Polo de Nova Friburgo

O Polo de Moda Íntima de Nova Friburgo e Região reúne 214 confecções associadas ao Sindvest. A maior parte das lojas do setor está concentrada nos circuitos de Olaria, Conselheiro Paulino e Ponte da Saudade. Confecções de pequeno, médio e grande porte estão espalhadas pelos bairros da cidade e pelos municípios que ficam em seu entorno. 

No segmento de moda, o Polo é responsável por mais de 25% da produção do mercado brasileiro, gerando 20 mil postos de trabalhos, sendo 8 mil diretos e 12 mil indiretos. Nova Friburgo é reconhecida, há alguns anos, como a Capital Brasileira da Moda Íntima, referência no setor por representar o desenvolvimento industrial da pequena e média empresa no Brasil. 

A Fevest é uma realização do Sindvest (Sindicato das Indústrias do Vestuário de Nova Friburgo e Região), promovida pelo Sistema Firjan e Sebrae, com o apoio do Conselho da Moda, Prefeitura de Nova Friburgo, Rede InterTV, TexBrasil, Abit, Apex-Brasil; e organização da Teia de Eventos.


FEVEST 2016 – Feira Brasileira de Moda Íntima, Praia, Fitness e Matéria-Prima 

Data: 06, 07, 08, 09 e 10 de julho de 2016
Horário: 13h às 20h
Local: Nova Friburgo Country Clube
Endereço: Av. Conselheiro Julius Arp, 140 – Nova Friburgo – RJ
Credenciamento e programação: www.FEVEST.com

PM prende oito em ações contra o tráfico em Olaria e Conselheiro


Policiais da P2 e do PATAMO do 11ºBPM apreenderam na noite desta quarta-feira, 22, grande quantidade de drogas nos bairros de Olaria e Loteamento Floresta.

Em Olaria, a equipe da P2, após receber denúncia de tráfico de drogas na Rua Xingu aonde abordaram dois homens com roupas e características parecidas com as denunciadas. Os suspeitos foram identificados como Vagner Luiz Pereira Ferreira, 33 anos, e Fábio, 25 anos. Vagner informou ser da Vila Kennedy, na Zona Oeste do Rio, e Fábio de Miracema. A princípio os homens negaram estarem traficando, porém após conversas com os agentes da P2, Vagner levou os PMs até uma casa, onde foram apreendidos 103 papelotes de cocaína. Vagner ficou presos e Fábio liberado após prestar depoimento.

Já no Loteamento Floresta, policiais do PATAMO, seguiram a pé e conseguiram deter um jovem que seria o fogueteiro do tráfico (responsável por avisar da presença da PM). Com o jovem já detido, os PMs prosseguiram por uma trilha até se depararem com um grupo de homens que traficavam no local. Os criminosos atiraram contra os policiais, que não revidaram devido a presença de inocentes no local. Após os disparos cinco homens foram presos, sendo dois menores de idade. Ao todo foram detidos três menores de 13, 15 e 16 anos, e presos Guilherme da Silva Dias, 19 anos, Wesley Gonçalves Ribeiro, 20 anos, e Valdemir Junior Borges da Silva Peixoto, 18 anos. Com eles foram apreendidos 700 papelotes de cocaína, 20 trouxinhas de maconha, uma caixa de fogos de artifício e dinheiro.


Todos os envolvidos foram encaminhados para 151ªDP. Os maiores ficaram presos e serão transferidos para presídios no Rio de Janeiro e os menores ficaram a disposição da justiça.
Foto cedida pelo 11ºBPM

segunda-feira, 20 de junho de 2016

Homem é morto no Rui Sanglard

Um homem foi morto a tiros na noite desta segunda-feira, 20, na Rua Zelina Erthal, no Rui Sanglard. A vítima foi identificada como Leonardo Frossard Botelho, 23 anos. Segundo testemunhas mais de 10 tiros foram ouvidos no momento do crime. Moradores acionaram a polícia e os bombeiros, mas a vítima já estava morta quando as equipes chegaram. Este foi o segundo homicídio na cidade em menos de cinco dias. Na quinta-feira, 16, um jovem de 17 anos foi morto no Prado. O corpo de Leonardo foi removido para o IML e o caso registrado na 151ªDP.

Foto via WhatsApp

Teatro Laércio Rangel Ventura recebe a peça “O Impecável”, com Luiz Fernando Guimarães

Texto: Burburinho Assessoria de Comunicação
Foto: Guga Melgar/Divulgação

O ator Luiz Fernando Guimarães estará em Nova Friburgo/RJ apresentando o espetáculo “O Impecável” nos dias 01 e 02 de julho, às 21 horas, no Teatro Municipal Laércio Rangel Ventura, localizado na Praça do Suspiro. Um ator, um salão de beleza e oito personagens de tirar o fôlego transportam o público para uma tarde de sábado na Zona Sul do Rio de Janeiro, onde conhecem uma turma com histórias nada convencionais para contar. Luiz Fernando não precisa de mais do que um palco mobiliado com uma bancada e uma cadeira com secador de cabelo para arrancar boas risadas da plateia. 

Durante o monólogo, o salão Impecável Beauty recebe pessoas com muitos vícios, poucas virtudes e ótimas histórias. Seus funcionários são personalidades no mínimo exóticas: seu Francisco, o faxineiro, é um evangélico fervoroso e trabalhador. Já Ednardo, o atendente que deveria dar as boas-vindas, não passa de um preguiçoso que tenta se dar bem enganando a patroa no horário de serviço. Chanderley é a responsável pelas unhas dos clientes, mas parte de sua renda vem de ‘serviços extras’ prestados nas madrugadas em Copacabana. O cabeleireiro Guido vive se gabando dos inúmeros diplomas e de toda sua masculinidade, enquanto Serginho – que não cansa de se autodenominar um hairstylist de mão cheia – passa mais tempo inventando cortes de cabelo inusitados do que realmente atendendo a clientela. 
Pelos cuidados dos funcionários passa o Dr. Ivan, um psicólogo boa praça que começou a ser mais vaidoso depois de sofrer a vida inteira com os apelidos ligados à sua aparência nada exuberante. O estabelecimento também recebe Rodolfo, o solteirão que chega para levar a mãe para dar uma repaginada no visual e fica tempo suficiente para trocar dois dedos de prosa com os profissionais. A dona do local, Eleonora, é outra figura nada comum: ex-miss, pouco liga para seu empreendimento, fruto do dinheiro herdado do ex-marido. 
No espetáculo, ator, luz e música servem ao primeiro texto não-musical de Charles Möeller e Claudio Botelho. Em um teatro sem enfeites, Marcus Alvisi assina a direção do monólogo apresentado em um cenário que traz apenas o essencial para dar o clima de burburinho característico dos salões de beleza. 
Bastidores 
A parceria entre Luiz Fernando Guimarães e os autores Charles Möeller e Claudio Botelho em “O Impecável” surgiu com o desejo de Luiz de ter um espetáculo com o qual pudesse viajar pelo Brasil. A partir disso, Charles e Claudio resgataram personagens que haviam criado para espetáculos diferentes e os transformaram em um texto único. 
O plano inicial era fazer um musical, mas o resultado foi um trabalho inédito na carreira dos autores – famosos por espetáculos como “Cristal Bacharach”, “Um Dia de Sol em Shangrilá” e “Todos os Musicais de Chico Buarque em 90 Minutos” –, que pela primeira vez trabalharam um texto de comédia em formato de peça. “Havia a ideia de fazer um musical, mas graças ao talento do Luiz Fernando vimos um potencial para que o texto pudesse funcionar também num monólogo ‘multipersonagem’, um espetáculo que podia abrir mão da música”, explica Claudio Botelho. 
A principal inspiração para o texto foram os pecados capitais. Com personagens tão distintos entre si, a história se amarra justamente no “politicamente incorreto” que todos têm em comum, como explica Charles Möeller: “Queríamos falar sobre os pecados porque atualmente a sociedade está obcecada pelo politicamente correto. Se ser politicamente incorreto é o novo pecado do mundo atual, precisamos rir de nós mesmos”. 
Para Luiz Fernando, o trabalho de Charles e Claudio se encaixou perfeitamente com o que ele planejava para essa fase de sua carreira. “Eu queria viajar pelo Brasil trabalhando e o monólogo tem essa objetividade. Eu gosto imensamente de teatro, e a melhor forma de me relacionar com as pessoas, antes de ser pessoal, é como ator. Esse projeto é maravilhoso e atendeu a tudo isso”, comemora o protagonista. 
Para compor o time criativo de “O Impecável”, Luiz Fernando convidou o diretor Marcus Alvisi, amigo de longa data. Os dois se conheceram no teatro em “Cinco Vezes Comédia” (1988), trabalharam juntos no programa “Vida ao Vivo Show” (1999), e estão se reencontrando neste espetáculo. “Foi um gol chamar o Alvisi para a direção, pois além de conhecer muito bem o Luiz, ele vem com um olhar de fora do projeto e com sua grande experiência em comédia e em monólogos. Isso só eleva a qualidade do trabalho de todos”, afirma Möeler. 
Preparação 
Para viver oito personagens tão distintos em “O Impecável”, Luiz Fernando Guimarães se preparou por dois meses em ensaios com duração de três horas, quatro vezes na semana. Além disso, o ator também fez preparação vocal e corporal. “A maior dificuldade dos ensaios é estar sozinho no palco, sendo que ao mesmo tempo preciso interpretar vários personagens que estão em cena e se comunicam. É um monólogo, mas na verdade estou criando um elenco para ele. Não falo diretamente com o público, falo com os outros personagens da história. É como se eu interagisse com um elenco que não está presente, sou só eu mesmo”, explica Luiz, que está muito animado com o projeto. 
Em todo o processo, o ator contou com a orientação e direção de Marcus Alvisi, com quem manteve uma cumplicidade cênica e criativa. Foi do diretor a ideia de minimizar os itens do cenário para o que público pudesse ver toda a potência da atuação de Luiz Fernando. Alvisi explica que a escolha não poderia ser mais acertada, já que a dedicação e a enorme versatilidade do ator são o diferencial desse projeto. “O Luiz é um ator extremamente talentoso, então eu quis aproveitar essa facilidade camaleônica que ele tem de se transformar em cena. Para isso, eliminei todos os artifícios que poderiam servir de bengala e foquei apenas na interpretação”, conta. 
Além de um texto rico e divertido, a plateia verá a mudança entre um personagem e outro acontecendo no palco, sem troca de cenários ou figurino, como revela Alvisi: “O público vai acompanhar a transformação. É como se ao olhar para um relógio não vissem só as horas, mas também o mecanismo por trás dos ponteiros. Não iludimos ninguém com artifícios, apenas com a interpretação do Luiz Fernando”. 
SERVIÇO
O Impecável
Data: 01 e 02 de julho de 2016 (sexta-feira e sábado)

Horário: 21 horas
Local: Teatro Municipal Laércio Rangel Ventura (Praça do Suspiro – Nova Friburgo/RJ)
Duração: 70 minutos
Preços dos ingressos: R$80,00 (inteira) ou R$60,00 (compra antecipada) e R$40,00 (meia – estudantes, professores, maiores de 60 anos, pessoas com necessidades especiais)
Classificação Etária: 14 anos
Ingressos à venda: Pré Núpcias (Praça Getúlio Vargas, 102 – Centro – Nova Friburgo)
Outras informações/produção local: (22) 99894-3717


sexta-feira, 17 de junho de 2016

Ônibus escolar colide em poste e deixa cinco crianças feridas


Um acidente por volta das 17 horas dessa sexta-feira, 17, deixou pelo menos cinco crianças feridas. O ônibus da empresa Caminhos Dourados, que presta serviço de transporte escolar para a Prefeitura Municipal de Nova Friburgo, seguia do Paissandu para o bairro de Varginha, quando no Viaduto Geremias de Mattos Fontes, o motorista perdeu o controle do veículo e se chocou contra um poste. Ainda não se sabe as causas do acidente. Equipes do Corpo de Bombeiros estiveram no local e encaminharam as vítimas com idades entre 11 e 12 anos para o Hospital Raul Sertã.

As crianças que estavam no ônibus são da Escola Municipal Juscelino Kubitschek, em Varginha, porém o prédio da escola não possui condições de abrigar os alunos. Os mesmos são obrigados todos os dias a pegar o ônibus escolar e seguir até o antigo Colégio Cêfel, onde funciona temporariamente a Escola JK.





Jovem é morto a tiros no Prado

Um jovem foi morto com nove tiros na noite desta quinta-feira, 16, em Nova Friburgo. O crime ocorreu na Rua Rosa Pinheiro, no Prado. A vítima, identificado como Lucas da Silva Felipe, 17 anos, chegou a ser socorrida para o Hospital Raul Sertã, porém deu entrada já sem vida na unidade. No local a PM encontrou cápsulas de calibre 9mm.

                              Foto via WhatsApp

quarta-feira, 15 de junho de 2016

PM prende três com maconha e arma

Após receber informações, na tarde de terça-feira, 14, através do aplicativo WhatsApp - (22) 99206-2020, policiais militares do PATAMO procederam a Praça do Suspiro onde dois homens foram flagrados com drogas. João Pedro Marotti Vieira, 22 anos, e Taruan da Silva Neves, 24 anos, estavam com dois quilos de maconha em suas mochilas. Os homens se preparavam para realizar a entrega do entorpecente a um comprador que não foi identificado. João Pedro e Taruan, indicaram que a droga havia sido entregue a eles por um homem em Olaria. Seguindo para o local indicado pelos suspeitos os PMs fizeram contato com uma mulher de 33 anos, que afirmou possuir mais entorpecentes na residência. Na casa foram apreendidos outros 4,5 quilos de maconha, uma pedra de cocaína, nove sacolés de cocaína, um revólver calibre 38, quatro munições de calibre 38, além duas balanças de precisão e material para endolação. Na casa foi preso João Batista Dolor Junior, 33 anos, que teria entregue a maconha apreendida com João Pedro e Taruan. Os três suspeitos foram levados para a delegacia juntamente com duas mulheres de 33 e 18 anos, que foram liberadas. João Pedro e Taruan ficaram presos por tráfico de drogas e João Batista por tráfico de drogas e porte ilegal de arma.

Fotos cedidas pelo 11ºBPM


segunda-feira, 13 de junho de 2016

Geada em Nova Friburgo vira atração

A madrugada e o inicio da manhã desta segunda-feira, 13, foi de temperaturas baixas e geada em Nova Friburgo. Nos bairros de Salinas, Campo do Coelho, Conquista e Cardinot diversos moradores registraram pela manhã carros cobertos por uma camada de gelo. No Paissandu o termômetro registrou 0ºC e se tornou atração com diversas pessoas fotografando a baixa temperatura.

Foto montagem: Imagens enviadas por leitores
Créditos:
Fotos 1 e 2 Andre Lima (Salinas)
Foto 3 Maira Ferreira (Campo do Coelho)
Foto 4 Alessandra Lima (Salinas)
Foto 5 recebida via WhatsAPP (Paissandu)

sábado, 11 de junho de 2016

Vilage no Samba tem festa pelo dia dos namorados nesse sábado

O GRES Vilage no Samba promove neste sábado, 11, uma festa para quem está solteiro no dia dos namorados. Denominada "#Quem me viu mentiu" a festa começa às 22:30 na quadra da escola na Rua João Pinto de Faria, em Duas Pedras. O som ficará por conta do grupo de pagode Bigode Serrano e os DJs Saulo Emerick e Xampoo. Censura 18 anos.


sexta-feira, 10 de junho de 2016

Homem assalta loteria no Centro

Uma loteria na Rua Sete, no Centro, foi alvo de um ladrão no começo da tarde desta sexta-feira, 10. O criminoso adentrou a casa lotérica e fugiu levando um valor em dinheiro que não foi informado. PMs fizeram buscas por ruas do centro, porém o assaltante não foi localizado. A polícia agora analisa imagens das câmeras de segurança para poder identificar o homem.
Imagem recebida via WhatsApp
Viaturas da PM e da P2 estiveram no local

Homem ateia fogo ao próprio corpo no Centro

Um homem, supostamente embriagado, ateou fogo ao próprio corpo na tarde desta sexta-feira, 10, no Centro de Nova Friburgo. O fato ocorreu na Avenida Alberto Braune, próximo a esquina com a Rua Oliveira Botelho. O homem, que não teve a identidade revelada alegou que suas roupas se incendiaram após ele acender um cigarro. Populares que passavam no local ajudaram a vítima a retirar as roupas. Uma equipe do Corpo de bombeiros encaminhou a vítima ao Hospital Raul Sertã.

Roupas foram completamente consumidas pelas chamas

quinta-feira, 9 de junho de 2016

PMs prendem seis por tráfico de drogas no Centro e Cordoeira


Policiais do PATAMO do 11ºBPM realizaram nesta quarta-feira, 08, duas apreensões de drogas em Nova Friburgo. A primeira ação ocorreu no Cordoeira, policiais receberam informações de tráfico de drogas no bairro e após um cerco apreenderam cinco adolescente entre 13 e 17 anos. Com os jovens foram apreendidos 378 papelotes de cocaína e três tabletes de maconha. (Foto 1)

Já a segunda apreensão foi realizada na Rua Portugal, no centro. Os PMs da PATAMO receberam informações que um homem estava realizando tráfico no local e após abordarem Manoel Luiz da Silva Cunha, 60 anos. Com o suspeito foram apreendidos 100 gramas de maconha. Manoel já era conhecido da PM e possui outras 12 prisões por crimes diversos. (Foto 2)

 Fotos cedidas pelo 11ºBPM

quarta-feira, 8 de junho de 2016

Inea terá que explicar edital para demolições em Nova Friburgo

Texto: TCE-RJ

O presidente do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Marcus de Almeida Lima, será notificado a apresentar, no prazo de 30 dias, ao Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ) as razões de não ter encaminhado as correções, determinadas pela Corte de Contas na sessão plenária de 1º de março, no edital de concorrência para demolição de 404 imóveis em Nova Friburgo, ao custo estimado de R$ 10.259.045,10. Os imóveis foram danificados pelas fortes chuvas que devastaram a Região Serrana. A notificação foi decidida nesta terça-feira (7/6), em sessão plenária, seguindo voto da conselheira-relatora Marianna Willeman.
 
A relatora recomenda em seu voto que o Inea pondere sobre a real necessidade de contratação dos serviços, "especialmente em razão do momento de fragilidade econômica vivenciada pelo Estado do Rio de Janeiro, verificando-se cortes de investimentos em diversas áreas e dificuldade de cumprimento do calendário de pagamento dos servidores ativos, inativos e pensionistas".
 
Ainda de acordo com o relatório, "ante os riscos e peculiaridades que envolvem a licitação, e considerando ainda o seu elevado valor estimado, é imprescindível que o Inea encaminhe a documentação solicitada, a fim de que se possa analisar a economicidade e legalidade da licitação". O TCE-RJ quer o Instituto apresente o cadastro imobiliário completo ou as plantas com áreas de todos os imóveis a serem demolidos.

terça-feira, 7 de junho de 2016

Festival Varilux de Cinema Francês começa quinta-feira

Começa nesta quinta-feira, 09, o Festival Varilux de Cinema Francês 2016. O festival ocorre em várias cidade do Brasil, entre elas Nova Friburgo. O evento será realizado no cinema do Cadima Shopping e a programação de filmes segue até o dia 15. Os valores do ingresso variam de acordo com a política de preços de cada cinema. Confira abaixo a programação da cidade.



Quinta-feira, 09

15:00 Hs - Lolo, o filho da minha namorada
16:50 Hs - Os Cowboys
18:50 Hs - Um doce refúgio
20:50 Hs - Agnus Dei

Sexta-feira, 10

15:00 Hs - La Vanité
16:30 Hs - Marguerite
18:50 Hs - Chocolate
20:55 Hs - Flórida

Sábado, 11

15:00 Hs - O Novato
16:35 Hs - Abril e o mundo extraordinário
18:35 Hs - Um amor à altura
20:30 Hs - Meu rei

Domingo, 12

15:00 Hs - Abril e o mundo extraordinário
17:00 Hs - Chocolate
19:00 Hs - Lolo, o filho da minha namorada
20:50 Hs - Marguerite

Segunda-feira, 13

15:00 Hs - Um amor à altura
16:55 Hs - Flórida
19:00 Hs - Um belo verão
21:00 Hs - Viva a França!

Terça-feira, 14

15:00 Hs - Um doce refúgio
17:00 Hs - Agnus Dei
19:10 Hs - A Corte
21:05 Hs - La Vanité

Quarta-feira, 15

15:00 Hs - Meu rei
17:25 Hs - Um belo verão
19:25 Hs - O Novato
21:00 Hs - Os Cowboys

quarta-feira, 1 de junho de 2016

TCE-RJ aprova edital para obras em escolas municipais de Nova Friburgo

Texto: TCE-RJ

O Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ) aprovou, na sessão plenária desta terça-feira (31/5), o edital da Prefeitura de Nova Friburgo que visa à contratação de empresa para realização de serviços de manutenção de escolas do município. A aprovação ocorreu após a prefeitura, atendendo a determinações do TCE-RJ, ter reduzido o valor do contrato de R$ 4.673.273 para R$1.273.655,43, a partir da elaboração de um novo cronograma físico-financeiro, conforme estabelecido pelo TCE-RJ na sessão de 14 de abril deste ano.
 
O TCE-RJ definiu que a licitação permanecesse adiada até que fosse revisto o cálculo do custo estimado para a execução das obras. Com o cumprimento das suas determinações, o TCE-RJ, seguindo o voto da conselheira-relatora Marianna Willeman, autorizou a Prefeitura de Nova Friburgo a divulgar o edital e promover a licitação.