terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

Carnaval 2017: Incêndio destrói barracão do Globo de Ouro


Fogo e muito choro, assim foi a manhã no bairro Vila Amélia. Faltando poucos dias para o Carnaval um incêndio de grandes proporções destruiu o barracão do Grêmio Recreativo Bloco de Enredo Globo de Ouro.

As causas do fogo ainda não foram esclarecidas. As chamas, que começaram por volta das 9 horas, destruiu fantasias e carros alegóricos. No bairro o clima era de total tristeza ao ver o trabalho de um ano inteiro ser consumido em poucos minutos. O Corpo de Bombeiros de Nova Friburgo levou pouco mais de 3 horas para controlar o incêndio, que atingiu também parte do Mercado Presidente Médici e mata acima do local. 

Além dos bombeiros, caminhões pipa da Prefeitura, da Águas de Nova Friburgo, do Consórcio Rio Bengalas e da brigada de incêndio do Sanatório Naval auxiliaram no combate as chamas. No momento do incêndio não havia ninguém no barracão e por isso não houve feridos. A Defesa Civil esteve no local para avaliar a estrutura.


40 anos

Em 2017, o Globo de Ouro completa 40 anos (fundado em 30 de março de 1977) e o clima era de festa para o desfile do próximo sábado, 25. Com o tema "Somos madeira que nem cupim destrói" o bloco faria uma analogia entre sua trajetória e a árvore sagrada da vida, o Baobá. O bloco seria o último a entrar na avenida.






segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

AFAPE pede socorro: 11 meses sem receber verbas

Uma manifestação por volta do meio dia desta segunda-feira, 13, deixou a Via Expressa parcialmente fechada. Apenas uma pista foi liberada para a passagem dos carros em ambos os sentidos, deixando a via em sistema de pare e siga por cerca de uma hora.

Alunos, pais e funcionários da Associação Friburguense de Amigos e Pais do Educando (AFAPE) realizaram a manifestação em repúdio a FIA (Federação da Infância e Adolescência), que está a 11 meses sem realizar o repasse de verbas para a instituição friburguense. Com a falta de verbas a AFAPE corre o risco de ter que paralisar os atendimentos. Funcionários estão sem receber os salários de dezembro e janeiro e o 13º salário. O repasse é feito pelo governo do Estado e a instituição também recebe auxílios dos governos federal e municipal. Segundo Jorge Wilson Vieira, presidente da AFAPE, a dívida já chega a R$ 210 mil.

Casarão da Vila Amélia

A AFAPE é dona do Casarão da Vila Amélia, que durante anos serviu de sede para 151ªDP. Hoje o local encontra-se fechado e a cada dia que passa sofre mais com a falta de manutenção. A Instituição está vendendo o local e o valor estimado é de R$ 1,4 milhão. A venda segundo Jorge Wilson, ajudaria a equilibrar as contas.



quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

Febre Amarela: Nova Friburgo não sofre riscos

Texto: Secom / Fernando Moreira
O setor de imunização da Secretaria Municipal de Saúde reforça que não há nenhum registro de febre amarela em todo o Estado do Rio de Janeiro e que só devem se vacinar aquelas pessoas que pretendem viajar para cidades já diagnosticadas com a doença e, mesmo assim, vale ressaltar que o efeito só ocorre após dez dias da aplicação, portanto, se possível, é aconselhável planejar a viagem com antecedência ou evitar os locais onde haja epidemia, como no Estado de Minas Gerais. 
A Policlínica Doutor Sylvio Henrique Braune, no Suspiro, local onde está sendo feita a vacinação, recebeu mais uma vez nesta quarta-feira, 1 de fevereiro, um grande número de pessoas em busca de imunização. Ao todo foram aplicadas cem vacinas contra a febre amarela, número muito acima da média. “Não há motivo para alarde. Não temos nenhum caso confirmado da doença em todo o Estado do Rio de Janeiro. Por isso estamos orientando a só tomarem a vacina aquelas pessoas que vão viajar para as cidades já diagnosticadas com epidemia de febre amarela. Em nossa avaliação, a partir do momento que uma pessoa toma a vacina sem necessidade, ela está tirando a oportunidade de outra que precisa realmente se imunizar, e colocando-se em risco, pois uma pessoa vacinada contra a febre amarela deve respeitar o prazo de validade da vacina, que é de dez anos”, alertou Ana Paula Lessa, coordenadora de imunização de Nova Friburgo. 
Efeito da vacina dura dez anos; não adianta tomar a dose hoje e viajar amanhã para cidades fora do Estado do Rio, onde há epidemia 
A vacina contra febre amarela só faz efeito a partir do décimo dia, ou seja, não adianta se imunizar hoje para viajar amanhã, por exemplo. Outro detalhe importante é que a vacina tem duração de dez anos, portanto, não há necessidade de se tomar outras doses nesse período, além de expor a pessoa vacinada mais de uma vez ao risco de contrair a doença. 
Atenção à boataria: Nova Friburgo não recebeu 350 mil doses da vacina 
A Secretaria de Saúde esclarece ainda que é falsa a informação de que Nova Friburgo teria recebido 350 mil doses da vacina e reforça que a cidade recebe apenas entre 40 e 50 doses por mês. Mas, com a grande procura das últimas semanas, este número subiu para 500 doses em janeiro, montante que deve ser dividido nas quatro semanas do mês. Portanto, as 300 vacinas aplicadas na última semana, somadas às cem desta quarta-feira, 1 de fevereiro, deixam um estoque de apenas mais cem doses, que serão divididas nas próximas duas semanas. O governo municipal solicitou mais um lote de vacinas contra a febre amarela, mas a Secretaria de Estado de Saúde informou que não possui mais doses porque o Ministério da Saúde ainda não fez o repasse. A Secretaria de Saúde esclarece que, diferente do que tem sido divulgado nas redes sociais, Nova Friburgo não é polo regional de imunização contra a febre amarela, mesmo porque, não há nenhum caso no Estado do Rio. Apesar de não haver motivo para alarde, a Secretaria de Saúde continuará imunizando contra a febre amarela. A vacinação é feita sempre as quartas-feiras e, a partir da próxima semana, em novo horário, das 8h às 10h. 
Vacina contra febre amarela sem necessidade coloca em risco a vida de crianças, adultos e idosos 
A Secretaria de Saúde reforça que não podem tomar a vacina contra a febre amarela: gestantes, mulheres que estejam amamentando, portadores do vírus HIV, pacientes com neoplasia, imunodeprimidos e pacientes que usam corticoides em doses elevadas. Idosos também não devem tomar a vacina, exceto quando indicada por um médico.

Dengue: Nova Friburgo tem 89 casos notificados

O Comitê de Mobilização Social contra o Aedes Aegypti de Nova Friburgo divulgou os números de casos de Dengue, Zika e Chicungunya na cidade. Nas primeiras semanas de 2017 foram notificados 93 casos suspeitos de Dengue. Desses quatro foram confirmados e outros 89 aguardam laudos de confirmação. Também foram notificados três casos de Zika em mulheres grávidas e um caso de Chicungunya, porém todos ainda aguardam confirmação.


quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

Acidentes na RJ-116 deixam cinco feridos e dois mortos

Um acidente por volta do meio dia desta quarta-feira, 1º, no km 77 da RJ-116 resultou na morte de duas pessoas. Segundo informações, uma mulher identificada como Tânia estaria atravessando a pista quando foi atingida por um motociclista. Em seguida o motociclista, identificado como Glauber, colidiu em outra moto. Tânia e Glauber faleceram no local do acidente. O condutor da outra moto foi encaminhado ao Hospital Raul Sertã em estado grave. O hospital não divulgou o nome e nem o estado de saúde da vítima.

Outros acidentes

Na manhã desta quarta-feira, 1º, outros dois acidentes envolvendo motocicletas ocorreram no perímetro urbano da RJ-116. A primeira colisão registrada ocorreu no Bairro Ypu. Segundo informações devido ao mal funcionamento do sinal de trânsito no local uma moto e um carro colidiram em frente ao mercado da flores, na pista sentido centro. O motociclista foi socorrido por equipes do Corpo de Bombeiros e levado ao Hospital Raul Sertã. Já no km 91, em Furnas, três pessoas ficaram feridas após a colisão entre uma moto e um carro. Duas pessoas que estavam no veículo e o motociclista foram encaminhados para o HRS. O estado de saúde das vítimas dos dois acidentes não foi informado.

Km 77 ficou em meia pista até a retirada dos corpos

Testemunhas alegam que acidente ocorreu devido a falha no sinal

Porta traseira de carro ficou destruída após impacto