Texto e Fotos: Prefeitura Municipal de Nova Friburgo
Já se apaixonou a primeira vista e não soube como agir? Pois é, no último sábado foi possível ver nos olhos de muitas pessoas essa paixão surgindo… é que aconteceu a 4ª Campanha de Adoção de Animais na Estação Livre, uma realização e organização da SSUBEA (Subsecretaria do Bem Estar Animal), que contou com a participação de abrigos, grupos de proteção animal e protetores independentes, que levaram os cães que resgataram, de diversos portes – a maioria já castrada (filhotes que ainda não puderam ser castrados os adotantes assinam um termo para agendar assim que possível), para adoção responsável, já que esse é objetivo maior da campanha.
Em sua quarta edição, a campanha foi um sucesso, com mais de 20 adoções no mesmo dia, todas com termo de responsabilidade assinado pelo adotante, que precisava levar cópias dos documentos para adotar, além da grande novidade que começou nesta edição: a microchipagem dos animais – uma garantia e segurança a mais para ambas as partes. Essa tecnologia cria um número para cadastro em um banco de dados que armazena os dados do animal, como o nome e pelagem, dados de seu responsável, inclusive com endereço e contato. O processo é indolor, considerando que o microchip é praticamente do tamanho de um grão de arroz, e fica no corpo do animal (por toda a vida), lido somente por aparelhos leitores de microchip.
“A nossa maior preocupação é com a adoção responsável, e além de uma entrevista rigorosa, agora temos o microchip que ajuda na identificação do animal caso ele se perca ou possa ser abandonado. Assim fica fácil a identificá-lo e responsabilizar os tutores”, destaca Monique.