Texto: Scheila L. Santiago / Burburinho
A 25ª edição da Fevest - Feira de Moda
Íntima, Praia, Fitness e Matéria-Prima, realizada em Nova Friburgo,
Região Serrana do Estado do Rio de Janeiro, de 2 a 4 de agosto, superou as
expectativas de bons negócios para o setor. O evento reuniu cerca de 100
expositores, entre confeccionistas e fornecedores da região.
“Durante a feira, recebemos na Fevest
9.732 visitantes, de 21 estados brasileiros, além de comitivas e compradores da
Itália, Portugal, Suíça, Chile, Colômbia, Estados Unidos e Bahamas“, comemora
Marcelo Porto, presidente do Sindicato das Indústrias de Vestuário de Nova
Friburgo e Região (Sindvest), promotor da feira, que representa 1.480
indústrias do polo de moda íntima.
Segundo Porto, a expectativa inicial
era de incrementar em 4,5% o volume de negócios em comparação ao ano passado,
chegando a R$50 milhões. ”O movimento durante a feira superou essa previsão e a
maior procura não foi por produtos de baixo custo, mas sim por novidades e
tecnologia de ponta. Felizmente, as vendas totais chegaram perto dos R$53 milhões”, confirma o
presidente do Sindvest.
Destaques da Fevest
Entre os produtos que mais se destacaram:
lingeries para a melhor idade, com uma pegada mais moderna, e plus size; a cueca
branca, em algodão, mas com estampa para colorir; lingeries confeccionadas com
a primeira microfibra biodegradável do mundo; e produtos para atender necessidades
pós-operatórias especiais e lingerie que oferece benefícios à saúde. Também foi
destaque no evento o lançamento do primeiro curso de pós-graduação em Design de
Moda de Nova Friburgo, uma parceria do SENAI Espaço da Moda com o SENAI CETIQT,
para atender aos empresários e profissionais do setor.
Balanço positivo
Para os confeccionistas, a 25ª edição
da Feira de Moda Íntima, Praia, Fitness e Matéria-prima foi um sucesso. “A
Fevest reúne as melhores empresas, os melhores fornecedores e, consequentemente,
os melhores clientes. Nesta edição, tive a oportunidade de receber importadores
de vários países, entre eles da Itália e Caribe. A Fevest é o momento
indispensável para fixar o título que Nova Friburgo alcançou de Capital da Moda
Íntima. Todas as empresas da cidade devem se apresentar para fazer jus ao
título adquirido”, destaca o empresário Paulo Chelles, da De Chelles.
Eleonora Erthal, da Monthal Lingerie
Noite, que participou de todas as edições da Fevest e este ano lançou lingeries
confeccionadas com a primeira microfibra biodegradável do mundo, realizou 10% a
mais de negócios em relação ao ano anterior. “A feira dá visibilidade para a
região e a mídia, este ano, foi muito parceira, fundamental; a divulgação
compensou todo o nosso investimento”, comentou Eleonora ao fazer um balanço da
participação de sua empresa.
Para Jamil Kazan e sua esposa Geisa
Tardin, que trabalham juntos para o sucesso da Rosativa Lingerie, a Fevest foi
muito boa: “todo o trabalho valeu a pena. O movimento foi tão constante nesses
dias de feira que não conseguimos visitar todos os estandes. Conhecemos muitos
compradores novos e fechamos 40% a mais de negócios do que no ano passado. Como
trabalhamos com cores diferenciadas, coleções inovadoras e contemporâneas, os
produtos agradaram bastante. O segundo semestre já está sendo muito bom, acima
das expectativas”.
Para Nelci Layola, que
lançou na Fevest os produtos MedForm, para atender necessidades pós-operatórias
especiais, oferecendo benefícios à saúde, “foi a Fevest mais vibrante que tive
o prazer de participar e o resultado não poderia ser diferente. O que vi foram expositores
e clientes satisfeitos. A importância da feira está cada vez mais clara para
todos que realmente fazem parte do polo e vislumbram um futuro promissor para
os seus negócios”.
26ª
edição
Esta Fevest termina, mas os negócios
continuam até a próxima edição da feira, que já tem data marcada para 3, 4 e 5
de julho de 2016. O presidente do Sindvest convida visitantes e compradores a
visitar a Exposição “Novos talentos”, aberta no dia 2 de agosto e que permanece
até 15 de dezembro, no SENAI Espaço da Moda.
A 25ª Fevest foi realizada pelo
Sindicato das Indústrias de Vestuário de Nova Friburgo e Região (Sindvest); uma
promoção do Senai/Firjan e Sebrae; com patrocínio do Banco do Brasil, Correios
e Governo Federal; apoio do Governo do Estado do Rio de Janeiro (Secretaria de
Estado de Desenvolvimento Econômico), Prefeitura Municipal de Nova Friburgo,
Conselho da Moda, Tex Brasil, Abit e Apex Brasil; e organização da Teia de
Eventos.
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