quinta-feira, 30 de novembro de 2017

Friburgo recebe maior seminário de inovação e competitividade e gestão da região

Nos dias 6 e 7 de dezembro, o Sindmetal, Sindicato das Indústrias metalúrgicas, mecânicas e do material elétrico de Nova Friburgo, em corealização com o Sistema FIRJAN o 10º Seminário de Inovação e Competitividade, um momento de troca de conhecimento, experiências e palestras de impacto, para dar mais fôlego para inovação e crescimento aos participantes.
O evento, que tradicionalmente antecipa ferramentas de gestão e produtividade, é gratuito e tem entre os objetivos desta edição oferecer uma visão de especialistas renomados sobre os temas do futuro, para estimular desenvolvimento empresarial e dos profissionais da região frente aos desafios do mercado e preparar as empresas, principalmente as pequenas e médias, para competirem de forma inteligente e estratégica.

E edição de 2017 tem um motivo extra para ser histórica: a comemoração dos 50 anos do Sindmetal, que motivou uma programação para impactar positivamente as visões de gestores e empreendedores de toda a região. Será possível ainda, visitar a exposição dos Projetos Integradores de Friburgo que participaram do Desafio+Indústria do SENAI, propondo soluções inovadoras para problemas reais em parceria com indústrias locais, de onde saíram os 4 projetos que serão pré-acelerados para ganhar o mercado.
O seminário será realizado no SENAI do centro, R. Prefeito José Eugênio Müller, 220, e as inscrições são gratuitas e sujeitas à limitação do auditório. Para garantir sua vaga, inscreva-se através do e-mail:contato@sindmetalrj.org.br, pela página do evento no facebook.com/sindmetalrj ou nos telefones 22 2521-1168, 22 99832-0635 (whatsapp).

10 ANOS DO SEMINÁRIO DE INOVAÇÃO E COMPETITIVIDADE
Há 10 anos, empresários, gestores, colaboradores e estudantes de Nova Friburgo e região, já recebiam palestras de especialistas de referência sobre design como diferencial competitivo, prototipagem rápida e os impactos da inovação e tecnologia nas produções para grandes e também pequenas empresas.
Nas edições que se seguiram, já apresentávamos palestras com as melhores consultorias em Lean e qualidade total do país. Temas como branding, competitividade, estratégias de liderança frente à concorrência chinesa, tecnologia de ferramentas, automação, simulação, técnicas de venda e orçamento para potencializar rentabilidade, palestras técnicas com softwares e equipamentos de última geração capacitaram gratuitamente os profissionais da região.
Entre os palestrantes, passaram pelo evento em Nova Friburgo autores de best-sellers, como Gustavo Cerbasi e profissionais disputados pelo mercado como Frederico Buss, Carlos Alecrim, Diogo Kosaka, Washington Zucoloto e José Banzato, entre outros especialistas.

PROGRAMAÇÃO SEMINÁRIO DE INOVAÇÃO E COMPETITIVIDADE 2017
DIA 06/12
13h30 | DESAFIOS E OPORTUNIDADES DE UM FUTURO QUE JÁ COMEÇOU
Evento estadual itinerante do Sistema FIRJAN e Grupo Metal Mecânico do estado do Rio. A 1ª edição traz palestras sobre como se reinventar no cenário atual e criar um ambiente favorável para vencer os desafios do futuro. Em breve mais informações!

14h30 | DE OLHO NO MERCADO: EMPRESAS QUE SE TRANSFORMAM NO DIA A DIA PARA CRIAR VALOR PARA AS SUAS MARCAS
KEKO: Mudar uma política comercial também é uma forma de inovar. Com LEANDRO MANTOVANI, Presidente Executivo.
Surgida de uma improvisação de garagem, a fabricante de acessórios automotivos mostra como se mantém no topo e revela todos os passos para ser uma empresa que pressiona o mercado ao invés de ser puxada por ele.

MARCOPOLO: Pessoas como vetor de transformação para se manter relevante no mercado. Com DANIEL GIACOMELLI, Coordenador de Melhoria Contínua.
O Sistema Marcopolo de Produção Solidária e os desafios e resultados da estratégia de implementação da jornada Lean na Marcopolo.

16h | LEAN THINKING: IDENTIFICANDO E VENCENDO OS DESAFIOS PARA UMA IMPLANTAÇÃO DE SUCESSO
O caminho para aplicar a cultura LEAN nas empresas, na visão de quem já venceu os desafios. (PAINEL COM DEBATE)

JUNICO ANTUNES. Dr. em Administração, Mestre em Eng. de Produção e Especialista em Eng. Mecânica. Especialista em Teoria das Restrições, Sistema Toyota de Produção e Estoque Zero. Prof. da Unisinos e diretor da Produttare Consultores Associados.

ARNO TOMASINI. Eng. Mecânico (PUC-RS), especializado em eng. de produção (UFRGS) e eng. de segurança (Unisinos). Mestre em engenharia (UFRGS). Vice-presidente do SINDIMETAL SUL. Membro do Conselho Consultivo do Instituto SENAI de Inovação em Soluções Integradas em Metalmecânica. Prof. e Coordenador da escola de engenharia da Unisinos. Vice-presidente de Operações, de Engenharia de Produtos, de planejamento de importação e de exportação da STIHL.

DIA 07/12
16h | EDUCAÇÃO CRIATIVA, EMPREENDEDORISMO, TRANSFORMAÇÕES E O FUTURO com 
TIAGO MATTOS
Empreendedor, Publicitário e um dos principais futuristas do Brasil. Professor da Singularity University (instituição líder em futurismo no mundo, parceira da NASA e do Google), da Universidade Hebraica de Jerusalém (Trans-disciplinary Innovation Program). Palestrante internacional em eventos da América do Sul, América Central, América do Norte, Europa, Oriente Médio e Oceania. Seu primeiro livro, "Vai lá e faz", é considerado um manifesto ao empreendedorismo e gestão no Século XXI.

17h30 | CONSTRUINDO CENÁRIO ECONÔMICO REGIONAL 2018
Aprenda como a identificação de cenários é decisiva no planejamento e execução de projetos. A atividade prática mostrará como déficit público, juros, câmbio, eleições e cenário mundial podem afetar o ambiente de negócios das empresas.
SIMULAÇÃO PARTICIPATIVA DOS DESAFIOS ECONÔMICOS E SUAS SOLUÇÕES com GUILHERME MERCÊS. Economista-chefe do Sistema FIRJAN, mestre em economia pela UERJ, possui formação executiva em Cenários pela Universidade de Oxford e em Gestão Estratégica pelo Instituto Europeu de Administração de Empresas - INSEAD.

quarta-feira, 22 de novembro de 2017

TCE-RJ aprova contas de Bom Jardim e Sumidouro

O Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ) deu parecer prévio favorável as contas de 2016 dos municípios de Bom Jardim e Sumidouro. Os dois processos tiveram como relatora a Conselheira Marianna Montebello Willeman. 


No dia 14/11, Marianna aprovou as contas de Bom Jardim do ex-prefeito Paulo Vieira de Barros (PMDB), apresentando, no entanto, 14 ressalvas e 14 determinações com o objetivo de corrigir os problemas apresentados, sendo a maioria deles divergências nos lançamentos de números apresentados nas planilhas de prestação de contas.
A conselheira, também chamou a atenção para a "existência de sistema de tributação deficiente, que prejudica a efetiva arrecadação dos tributos instituídos pelo município". E apresentou uma comunicação ao atual prefeito, Antônio Claret Gonçalves Figueira (PSB), para que ele "atente para a necessidade do controle e redução das despesas com pessoal". O gasto atual é de 52,11% da Receita Corrente Líquida (RCL) do município, valor próximo do limite de 54% da RCL, determinado pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).


Já no dia 16/11, Marianna Montebello julgou as contas de Sumidouro, durante o último ano da gestão de Juarez Gonçalves Corguinha (PMDB). As contas também receberam parecer previo favoravel e a conselheira apresentou 11 ressalvas e 3 recomendações

Entre as ressalvas apontadas está o não cumprimento das metas de resultados primário, nominal e de dívida consolidada líquida, estabelecidas na Lei de Diretrizes Orçamentárias, o que ensejou a determinação de aprimorar o planejamento. Além disso, Marianna constatou a "existência de sistema de tributação deficiente, que prejudica a efetiva arrecadação dos tributos instituídos pelo município". Fonte: www.tce.rj.gov.br/web/guest/todas-noticias

terça-feira, 14 de novembro de 2017

Polícia Civil prende envolvidos com o tráfico em Friburgo e no Rio de Janeiro

Policiais Civis de diversas delegacias especializadas do Rio de Janeiro com apoio da Força Nacional realizaram na manhã desta terça-feira, 14, a "Operação Invasão" em diversos pontos de Nova Friburgo e do Rio de Janeiro. 34 mandados de prisão foram expedidos contra envolvidos com o tráfico de drogas em Friburgo e nas comunidades de Cidade Alta, Pica-Pau e Cinco Bocas no Rio de Janeiro.

A ação ocorreu com o intuito de evitar uma possível invasão de traficantes ligados aos morros do Pica-Pau e Cinco Bocas, pertencente ao Comando Vermelho (CV), ao morro da Cidade Alta, pertencente ao Terceiro Comando Puro (TCP).

Desde o começo do ano as facções CV e TCP lutam pelo controle dos pontos de tráfico na Cidade Alta e no morro do Pica-Pau. As comunidades já foram palco de diversos tiroteios e mortes. Em um dos casos mais chocantes dessa guerra, traficantes da Cidade Alta mataram dois rivais da favela do Pica-Pau, os corpos foram esquartejados e deixados na entrada da favela em uma caixa embrulhada para presente.

Durante a operação no Rio de Janeiro, Wesley Henrique dos Anjos Santos, que segundo a Polícia Civil é o chefe do tráfico no morro do Pica-Pau foi preso. Os presos foram encaminhados para a Cidade da Polícia e responderão por tráfico de drogas, associação para o tráfico e porte ilegal de arma de fogo, organização criminosa, entre outros crimes.




sexta-feira, 10 de novembro de 2017

Nova Friburgo adere a dia nacional de luta contra as reformas

Diversas instituições e partidos políticos estão realizando nesta sexta-feira, 10, manifestações em várias cidades do país contra as reformas trabalhista e previdenciária. Em Nova Friburgo a manifestação ocorreu em frente a Prefeitura Municipal. Com gritos de "Fora Temer" dezenas de pessoas passaram parte da manhã desta sexta em frente a PMNF. A manifestação teve apoio de professores e funcionários da educação. O ato foi encerrado por volta das 11:30 e sindicalistas seguiram com o protesto na porta de fábricas, bancos e confecções da cidade.



quarta-feira, 8 de novembro de 2017

Nova Friburgo tem ato em prol da UERJ

Na tarde desta quarta-feira, 08, professores, estudantes e funcionários da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e do Instituto Politécnico do Rio de Janeiro (IPRJ) de Nova Friburgo realizaram ato em prol da Universidade na Praça Dermeval Barbosa Moreira, no Centro. A manifestação teve inicio às 17:30 e seguiu até às 19:30 na praça onde diversas pessoas ligadas a Universidade e outras instituições discursaram em favor da UERJ e contra o governo estadual. 


Por volta das 19:30 os manifestantes seguiram até a frente da PMNF. Com o intuito de realizar um ato pacifico, o grupo seguiu pela calçada, afim de não atrapalhar o trânsito da cidade. Já em frente a prefeitura o grupo aproveitava o sinal fechado para ocupar as pistas da Avenida Alberto Braune. O ato foi encerrado por volta das 20 horas em frente a PMNF.

Crise na UERJ

A crise que atingiu o Estado do Rio, abalou também os repasses financeiros para a UERJ. Com 32 mil estudantes e 9 mil professores e funcionários a UERJ sofre com a falta de pagamentos, professores, funcionários e prestadores de serviço tem constantemente seus pagamentos atrasados, gerando inúmeras greves e cancelamento de serviços básicos.






Centro de Turismo foi envolto com faixa onde se lia "NÃO MATE A UERJ"