sexta-feira, 14 de março de 2014

Operação IPVA registra queda no número de apreensões

Texto: Secom PMNF

Foto: Daniel Marcus

Mais uma operação contra a inadimplência do IPVA - Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores - foi realizada em Nova Friburgo (Região Serrana do Rio) através de uma ação conjunta entre a Secretaria Municipal de Ordem e Mobilidade Urbana, Departamento de Trânsito do Estado Rio de Janeiro (Detran-RJ) e Polícia Militar. A operação foi dividida em dois dias, quarta-feira, 12, na Avenida Governador Roberto Silveira e quinta-feira, 13, na Avenida Julius Arp. 

A operação contou com o Veículo de Fiscalização Eletrônica Seletiva, equipado com um sistema via satélite, capaz de capturar a placa do veículo e, imediatamente, enviar a informação para o computador. As condições do veículo são confirmadas em tempo real, o que permite maior agilidade na operação. 

Durante a operação de quarta-feira, 12, na Avenida Governador Roberto Silveira, duas motocicletas e 14 automóveis foram apreendidos. Na quinta-feira, 13, na Avenida Julius Arp, uma motocicleta e 12 automóveis foram recolhidos, totalizando 29 veículos apreendidos. Se comparadas as operações realizadas no inicio de 2013, na qual os números ultrapassavam as 100 apreensões, a última operação montada nesta semana revela uma drástica queda nos números. Porém, isso não chega a ser um motivo animador, como revelou o Gerente de Operações do Departamento de Trânsito da Secretaria de Ordem e Mobilidade Urbana, Carlos Alberto Bayer. 

Eu acredito, e essa queda se deve muito a questão da normatização do IPVA de 2014. Muitos veículos ainda estão no prazo para regularização do novo IPVA. Com isso, a maioria dos documentos cobrados ainda são referentes ao ano passado. Mas esperamos que, quando o prazo for encerrado, as pessoas se conscientizem de que é importante circular com a documentação do condutor e do veículo em dia.” 

Para quem teve o veículo apreendido e deseja fazer a retirada do depósito, é necessário que o proprietário pague todos os encargos pendentes junto ao Estado e apresente a guia de recolhimento no Detran, na 3ª Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran), em Duas Pedras, para pegar o nada consta. Somente após a apresentação deste documento, o proprietário poderá pagar as taxas de reboque e diária para retirada do veículo.



Nenhum comentário: