domingo, 1 de junho de 2014

Mini cidade do trânsito tem previsão de retorno

Texto e Fotos: Assessoria de Comunicação do Conseg

Com o intuito de formar fiscalizadores mirins, o Conseg (Conselho Comunitário de Segurança de Nova Friburgo), está buscando a volta das ações, com alunos da municipalidade, na Mini Cidade do Trânsito existente, mas paralisada há alguns anos, dentro do espaço do 11º Batalhão de Polícia Militar. Por isso, na última quinta-feira, 29, foi realizado um encontro com possíveis interessados e apoiadores do projeto.
Na reunião, o presidente do Conseg, Zury Maurer, lembra que o Pró-Vita (Programa de Redução da Violência no Trânsito) tem buscado por mais conscientização e educação no que diz respeito ao assunto e que voltar com as atividades na Mini Cidade do Trânsito pois será um meio de formar melhores usuários do sistema viário, mais do que preparar os motoristas do futuro, já que com instruções e orientação eles poderão colaborar para um trânsito melhor e mais seguro.
A Secretária de Educação do município, Tânia Trilha, considera importante essa semeação das leis de trânsito junto às crianças, e que após a Copa, já que também terão o período de férias, será possível começar a realização dos agendamentos com os alunos.
O comandante do 11º Batalhão, tenente-coronel Carlos Hespanha, recorda que o funcionamento do espaço começava com as crianças assistindo a vídeos educativos, de acordo com a faixa estaria, depois seguiam para a Mini Cidade do Trânsito para aprender, na prática, algumas leis de trânsito, realizando o percurso com bicicletas. As crianças atendidas tinham entre 6 e 10/11 anos de idade.
A proposta é, a princípio, fazer da mesma forma, com possibilidades posteriores de abertura do espaço, aos finais de semana, para pais interessados em levar seus filhos também para conhecerem a mini cidade. Para que a utilização seja retomada é preciso realizar algumas reformas e melhorias no espaço, como poda de galhos, limpeza do local, repintura da sinalização horizontal, entre outras. Para isso, o Conseg irá contar com o apoio da Faol/Real, Rota 116, da agência Target, Prefeitura (Secretaria de Educação, de Mobilidade e Ordem Urbana e Serviços Públicos), da própria PM, e alguns empresários que desejam contribuir para idealização de um espaço seguro, apropriado e agradável.
Estiveram presente no encontro Zury Maurer, presidente do Conseg; Rodrigo Guimarães, diretor jurídico do Conseg; Raul Jarbas, integrante do conselho fiscal do Conseg; Roberto Mendes, diretor de comunicação do Conseg e proprietário da Target Comunicação; o tenente-coronel Hespanha, comandante 11º BPM; tenente-coronel Eduardo Castelano, subcomandante do Batalhão; Carlos Alberto Bayer, gerente operacional da Secretaria de Ordem e Mobilidade Urbana; Armando Lopes, chefe de fiscalização da Faol; Eduardo Júnior, diretor administrativo da Rota 116; Cleidir Peixoto Júnior, coordenador de tráfego da Rota 116; Tânia Trilha, secretária da  Secretaria de Educação de Nova Friburgo; Juliana Moura, gerente de infraestrutura da Secretaria de Educação.
O projeto da Mini Cidade do Trânsito deve retornar seu funcionamento no mês de agosto, assim que todas as reformas estejam prontas e os alunos de volta às aulas.



Nenhum comentário: