quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Diocese de Nova Friburgo realiza retiros de Carnaval nos três Vicariatos


Texto: Diocese de Nova Friburgo
O Carnaval para muitos é sinônimo de folia, mas há quem procure aproveitar esses dias de modo diferente. Para essas pessoas, uma ótima opção é participar de um retiro espiritual. A atividade costuma reunir jovens e adultos, que vivenciam momentos de reflexão, lazer e oração. Na Diocese de Nova Friburgo são várias as opções de encontros que podem ser abertos, com participação livre podendo voltar para casa, ou fechados, que acontecem num local reservado e o retorno se dá no último dia. Confira a programação no território diocesano.

Retiros abertos: Vicariatos Sede e Litoral

Nos Vicariatos Sede e Litoral, as comunidades e movimentos já organizaram suas atividades. As opções de encontros abertos são: Reviver, organizado pela Comunidade Católica Shalom e o retiro da Renovação Carismática Católica (RCC). Os eventos acontecerão entre os dias 15 e 17 de fevereiro de forma gratuita, atendendo a todas as idades e não é necessário fazer inscrição. Momentos de louvor, pregação, Adoração ao Santíssimo Sacramento e Santa Missa fazem parte da programação.

Com o tema ‘A Felicidade está aqui!’, a Comunidade Shalom promove o encontro que acontecerá simultaneamente nos Vicariatos Sede e Litoral, das 8h às 19h. Em Nova Friburgo, o evento será nas dependências do Colégio Nossa Senhora das Dores, na Rua Augusto Spinelli, no Centro. Já em Macaé, na Rua do Sase, número 51, em Barra de Macaé, próximo ao Estádio Moacyrzão. Haverá intervalo para o almoço e a refeição pode ser adquirida no local. Também foi preparada uma equipe para cuidar das crianças.

A RCC realizará um encontro com o tema ‘Deixai-vos Conduzir pelo Espírito Santo’, com início às 14h. “Optamos por ser na parte da tarde para que as famílias possam participar”, informou o coordenador do Grupo de Oração Mãe da Divina Graça, Flávio Dias Correia. Entre as presenças, destaca-se o missionário e músico católico, Vagne Bittencourt. O encontro acontecerá na quadra do Colégio Nossa Senhora das Graças, em Olaria.

Retiros fechados: Vicariatos Sede e Norte

Os retiros fechados têm uma programação mais dinâmica com momentos de lazer, luau, gincanas, teatro e animação, sempre envolvendo a espiritualidade. Nesses encontros é cobrada uma taxa de inscrição que varia de acordo com a estrutura que cada grupo organiza. No Vicariato Sede, o Grupo Jovem Amigos de Deus, da Catedral de São João Batista, e o Movimento Jovem Católico Fanuel, da Paróquia de Santa Teresinha, já se preparam para seus retiros, que acontecerão entre os dias 14 e 18 de fevereiro.

O grupo Amigos de Deus organiza ainda uma caminhada ecológica, aproveitando assim a natureza ao redor da Fazenda da Aldeia da Criança Alegre, em Três Picos, local do retiro. As inscrições devem ser feitas na secretaria da Catedral e mais informações podem ser obtidas pelo telefone 999045214, contato da coordenadora do grupo, Glayciane Carvalho.

O encontro organizado pelo Movimento Fanuel acontecerá nas dependências da Aldeia da Criança Alegre, em Santa Cruz. Segundo o coordenador, Eduardo Custódio, o tema será ‘O Senhor te Guiará Constantemente’. Entre as presenças destacam-se: Padre Alex Paiva, Seminarista Alex Barboza e Vagne Bittencourt.  Para se inscrever e obter mais informações acesse: www.soufanuel.com.br/carnaval2015/.


No Vicariato Norte, a Comunidade Católica Corban, da Paróquia de Nossa Senhora da Guia, em Monnerat, realiza entre os dias 13 e 17 a décima edição de seu retiro, reunindo aproximadamente 180 jovens. Os Padres Sebastião, Celso Henrique, Gustavo Cinne, Marcelo Costa, Jorge Getúlio e Afonso participarão do encontro, que acontecerá no Vale do Tainá, em Banquete.

Nenhum comentário: