sexta-feira, 22 de maio de 2015

Manifestação para o trânsito em Nova Friburgo

Os últimos dias tem sido de impasse e protestos em Nova Friburgo. A decisão da Prefeitura Municipal, proibindo o embarque e desembarque de passageiros de ônibus intermunicipais em pontos do centro da cidade gerou revolta e manifestações.

Na quinta-feira, 21, o impasse resultou em reunião entre a PMNF, DETRO, representantes das empresas intermunicipais e da FAOL. Na reunião ficou decidido que a proibição é válida e passou a valer nesta sexta-feira, 22.

Populares revoltados com a decisão organizaram pelas redes sociais uma manifestação para às 17 horas desta sexta. Na hora marcada os manifestantes fecharam a Avenida Padre Saboia de Medeiros, no Paissandu. Após alguns minutos foi aberta meia pista, porém os ônibus da FAOL foram impedidos de passar. 

Por volta das 18 horas os manifestantes seguiram em caminhada para a Rodoviária Norte, em Duas Pedras. A principio toda a avenida Comte Bittencourt foi fechada. Próximo a esquina da Rua Prof. Menes Vanderlei, um principio de tumulto terminou com a prisão de um dos manifestantes por desacato.

Houve negociação e a manifestação seguiu em meia pista, porém ainda não permitindo a passagens de ônibus da FAOL. A manifestação então seguiu de forma pacifica até a chegada ao terminal norte no bairro Duas Pedras, onde a maioria dos manifestantes, que eram de cidades vizinhas, entraram em seus ônibus e seguiram viagem para suas respectivas cidades.

Durante todo o trajeto diversos motoristas passavam e buzinavam e somente coletivos intermunicipais eram permitidos passar. Com a manifestação o trânsito em toda a cidade deu um nó, houve grandes retenções em várias ruas do centro e vias de acesso. Porém o fluxo voltou rapidamente ao normal após o fim da passeata.

Uma fila de ônibus da FAOL se formou no Paissandu 

Manifestantes seguiram a pé até Duas Pedras

Homem foi detido por desacato

Ônibus intermunicipais eram ovacionados ao passar

Esquerda: Ônibus da FAOL é impedido de passar
Direita: Coletivo da 1001 é aplaudido

Após caminhada, manifestantes seguiram para suas cidades

Nenhum comentário: