sexta-feira, 18 de novembro de 2016

Congresso oferece curso gratuiti de pilotagem defensiva para motociclistas

Texto: Divulgação

Com 75% dos acidentados de moto acima de 25 anos de idade e 45% acima de 35, a falta de "maturidade" não é o maior causador nos acidentes de moto.
85% dos acidentados não ingeriram álcool ou outra droga impeditiva. Portanto negligência também não. 
Esses são os dados oficiais do DPVAT ou seguro obrigatório para indenizações de mortes e invalidez = estamos falando aqui somente de quem tinha a CNH em dia.

Então só pode ser imprudência o maior causador de acidentes?
Eu afirmo que não. 
Afinal, só pode ser imprudente aquele SABE o que esta fazendo e escolhe fazer errado. 

Motociclistas brasileiros não são treinados nas manobras mais elementares de segurança para tirar a carteira. Fato.
Nenhum motociclista com CNH brasileira foi testado no trânsito. Fato.
Não existe uma prova teórica pensada especificamente para moto. Fato.
Ruas, estradas e todo o panejamento urbano é feito pensando primariamente em carros e veículos maiores. Fato.

Eu não estou sugerindo que a CNH - Classe A é uma armadilha mortal.
Estou sim afirmando categoricamente, sem sombra de dúvida, fundamentado em dados com evidências de que sua CNH de moto É uma armadilha mortal. 
Seu treino para passar no teste da CNH capacita você tanto para pilotar uma moto quanto um parapente = nada.

Todos os dados apontam para uma maioria dos acidentes causados por motociclistas que, apesar de não estarem se arriscando (ou pensando que não estão), não tem a menor preparação para pilotar uma moto, sendo na maioria os maiores responsáveis por seus acidentes. 

O pior: sem ao menos saber disso.
De fato: 82% dos acidentados não conhecia uma das técnicas ou melhores praticas BÁSICAS que contribuíram para seu acidente.

Portanto, se você não domina:
- uma frenagem 70-30 em menos de 3 segundos a 60Km/h;
- entra em curvas a mais de 60 km/h;
- fazer contraesterço;
- pilotar sua moto em manobras fechadas a menos de 10Km/h
- quando, como e quais freios usar numa curva, ou poça d'água, sobre óleo, partículas ou com um pneu furado;
- o principio da fixação de alvo e não está treinado em manobras evasivas;
- como prever o tempo/clima no seu trajeto; 
- como enxergar perigos mortais de pista como declive escondido, curvas fechadas sem placa etc;
- quais os equipamentos de segurança principais, quando usá-los e quando não servem mais;
- posição correta ao pilotar perto de caminhões, ônibus, tratores etc;
- táticas defensivas no transito urbano/rural/estrada (só aqui uma lista enorme);
- entre vários outras manobras, técnicas e melhores práticas...

Neste caso: PARE de pilotar AGORA e procure uma formação avançada de motociclismo HOJE.
De verdade: você esta se arriscando e é apenas uma questão de tempo até um acidente.

Se você gostaria de saber o que pode estar faltando na sua pilotagem, inscreva-se no Congresso Virtual de Motociclismo Seguro e Pilotagem Defensiva: www.vidaemduasrodas.com.br
É totalmente GRATUITO!

Nenhum comentário: