quarta-feira, 27 de junho de 2018

Nos 200 anos de Nova Friburgo, Fevest 2018 apresenta o conceito lingerie joia e as macrotendências

A Fevest – Feira de Moda Íntima, Praia, Fitness e Matéria-prima – chega a sua 28ª edição. 

Entre os dias 04 e 08 de julho, no Country Clube, em Nova Friburgo, na Região Serrana do Estado do Rio de Janeiro, serão apresentados os lançamentos do Polo de Nova Friburgo e Região para a temporada primavera/verão 2018/2019. Empresários, compradores, fornecedores, entidades ligadas à cadeia têxtil e influenciadores estão convidados a visitar a feira nos dias 04, 05 e 06/07, das 13h às 20h, e em 07 e 08/07, das 10h às 20h. Nos dois últimos dias, o evento será aberto ao público, que poderá conferir e comprar direto das marcas. Este ano, quando a cidade comemora o seu bicentenário, a feira terá como conceitos principais a ‘lingerie joia’, sustentabilidade e as macrotendências. Além disso, o público da Fevest encontrará tecidos tecnológicos com estampas modernas, e peças de sustentação com formas sensuais, em cores e modelagens diferenciadas. Outros destaques serão as peças com tecidos luxuosos, rendas e malharias.

A Fevest é reconhecida por compradores nacionais e do exterior como referência de feira de negócios em lançamentos para todo o mercado têxtil. Um dos destaques deste ano, com certeza será o conceito ‘lingerie joia’, que desde o ano anterior vem sendo trabalhado pelos confeccionistas de Nova Friburgo e região. Em 2017, um dos grandes destaques, por exemplo, foi a ‘peça conceito’, estimada em R$12 mil, apresentada no desfile de abertura e exposta na feira. A peça foi produzida com 3m de cordão em ouro branco, 152 brilhantes, renda guipir e microfibra de poliamida com elastano. O conceito ‘lingerie joia’ deve-se ao resultado do Programa de Apoio à Competitividade das Micro e Pequenas Indústrias, o Procompi, lançado no ano passado. Nele, empresas do Polo de Moda Íntima de Nova Friburgo e de Joias e Bijuterias do Rio de Janeiro desenvolveram projetos conjuntos por meio de parcerias e capacitações. A iniciativa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e do Sebrae é coordenada pela Firjan.

De acordo com Marcelo Porto, presidente do Sindicato das Indústrias do Vestuário de Nova Friburgo e Região/RJ – Sindvest, realizador do evento, a expectativa é receber um público 10% acima do número de participantes em 2017. A Fevest contará com estandes de confeccionistas e fornecedores, em uma área total de 12 mil m², onde haverá um espaço para a gastronomia local, além de muito entretenimento. Segundo o balanço do sindicato, a produção friburguense representa parcela significativa no setor de moda íntima, praia e fitness, representadas por centenas de marcas. Na edição anterior, a feira recebeu visitantes de 24 estados brasileiros e de 120 cidades, além de países como Estados Unidos, Rússia, Itália, Peru, Angola, Portugal, França, Porto Rico, Bolívia e Chile.

Moda Sustentável


Na Fevest, expositores pretendem lançar a ‘Moda Sustentável’, apresentando, por exemplo, produtos feitos por meio de técnica de enrijecimento das sobras de tecidos das peças confeccionadas, visando um produto com estilo e design moderno, ao mesmo tempo. E também peças confeccionadas com tecidos que se decompõem rapidamente após descarte em aterros sanitários (ambiente anaeróbico).


Sempre preocupados com as questões de sustentabilidade em suas cadeias de produção, o compromisso é cada vez mais preservar o meio ambiente, uma vez que, há a possibilidade de utilizar materiais cuja decomposição, que antes demorava décadas para ocorrer, agora pode acontecer em menos de 3 anos. O grande objetivo dos confeccionistas é também discutir variadas técnicas de criação de produtos sustentáveis, que possam contribuir cada vez mais para a melhoria do mercado têxtil.

Procompi

O Procompi, programa de Apoio à Competitividade das Micro e Pequenas Indústrias, parceria entre a CNI e SEBRAE, reuniu 25 empresas em duplas e/ou trios para capacitar e estimular o desenvolvimento de coleções que misturassem joias e bijuterias à lingerie. Agora, na edição 2018, vão lançar suas criações na feira. Um desfile apresentará ao público 13 peças de alto valor agregado, elaborados após workshops e consultorias com os melhores profissionais do mercado. 

O projeto foi realizado em conjunto com o Sindicato das Indústrias do Vestuário de Nova Friburgo (Sindvest), realizador da Fevest, a Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Sistema FIRJAN) e o Sindicato das Indústrias de Joias e Lapidação de Pedras Preciosas do Estado do Rio de Janeiro (Sindijoias). Projeto Integrador Novos Talentos 2018 A edição 2018 do desafio que mobiliza alunos de diversos cursos do SENAI, na busca por inovação para o seguimento do vestuário, traz para a Fevest uma reflexão sobre o Futuro da Moda, tendo a sustentabilidade e a tecnologia como importantes fontes de inspiração. 

Trabalhando no laboratório de prototipagem 3D, FabLab, estudantes dos cursos de Assistente de Moda, Modelagem, Costura e Ebep (Educação Básica e Educação Profissional) criaram 20 looks criativos e conectados ao desenvolvimento de uma moda sustentável, imprimindo neles de que forma o setor pode contribuir com questões como inclusão, saúde e segurança. Tudo isso trazendo design contemporâneo ao produto final. O processo de elaboração usou conceitos de biomimética – área que estuda os princípios criativos e estratégias da natureza, visando a criação de soluções para os problemas atuais da humanidade, unindo funcionalidade, estética e sustentabilidade; e também do upcycling, que consiste em aproveitar algo sem valor comercial que seria descartado para a criação de um produto diferente.

Sebrae

O Sebrae, grande parceiro do Polo de Moda Íntima de Nova Friburgo e região, está apostando na sustentabilidade e levará à feira casos de sucesso na área, além de realizar talk show, oficinas e palestras para explorar ainda mais o tema.

Nenhum comentário: