sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Conseg encerra domingo sua participação na Semana Nacional de Trânsito

Texto e fotos: Assessoria de Comunicação do Conseg
A última semana foi agitada para o Conselho de Segurança de Nova Friburgo, quando aconteceu a Semana Nacional de Trânsito, voltada para a Educação no Trânsito na cidade. O Conseg participou da abertura da Semana, junto com diversas instituições e empresas; distribuiu lixocar para os motoristas; propôs a exibição de carros retorcidos na Praça Dermeval Barbosa Moreira, em conjunto com a Secretaria Municipal de Ordem e Mobilidade Urbana; articulou a retomada da Minicidade do Trânsito, em parceria com o 11º BPM, realizada na última quinta-feira (conforme fotos); e para concluir sua participação irá realizar um trabalho de grafite nas faixas de pedestres da Praça de Conselheiro Paulino (Lafayete Bravo) e de Olaria (1º de Maio), no dia 28 próximo, a partir das 9 horas, já que no último domingo não foi possível devido ao mau tempo. 
A proposta é seguir o tema dado este ano para a Semana Nacional de Trânsito, “Cidade para as pessoas, proteção e prioridade ao pedestre”. Mais uma vez elas serão pintadas pelos grafiteiros da cidade, e parceiros do Conseg, Maicon Silva e Diego Monnerat, que abraçaram a causa. O evento também está dentro do cronograma de realizações do Pró-Vita (Programa de Redução da Violência no Trânsito), que busca, por algumas vertentes, como a da educação, reduzir o cenário atual desse caos viário. A ação está marcada para começar por Conselheiro e terá o apoio da Secretaria Municipal de Ordem e Mobilidade Urbana, para o controle do trânsito nas localidades.


Minicidade do Trânsito é reativada com sucesso e aprovada pelas crianças

Alguns alunos da Escola Municipal Iza Saippa Ranucci puderam ter uma aula prática de determinadas regras importantes de trânsito. Primeiramente assistiram uma apresentação bem descontraída, realizada pelo Major Mattos, que contava, através de uma historinha, cuidados que eles precisam ter quando fazem parte do trânsito. Olhar para os dois lados antes de atravessar; buscar sempre a faixa de pedestre para se deslocar ao outro lado da via; aguardar o sinal luminoso para atravessar; usar cinto de segurança no banco traseiro de carros de passeio e escolar; não brincar no meio da rua; andar de bicicleta somente em locais seguros, como praças e terrenos vazios; foram alguns dos conselhos muito bem repassados aos alunos. 
Após a palestra eles vivenciaram na prática o que aprenderam com as explicações, dentro da Minicidade do Trânsito, sendo motoristas, andando de bicicletas, ou como pedestres, atravessando nas faixas e aguardando o semáforo estar aberto. Foi uma exaltação total por parte de todos. Ao final as crianças ganharam uma carteirinha, simbólica, de motorista e foram lembrados que devem fiscalizar e ‘puxar a orelha’, se necessário for, dos pais e responsáveis quando estiverem no trânsito, seja dentro de um carro ou a pé. 
Outras Escolas Municipais também irão visitar o local, por agendamento da Secretaria de Educação, e Escolas particulares interessadas também em levar seus alunos devem procurar o Batalhão ou ligar no telefone: (22) 2533-0975, assim como pais que queiram levar seus filhos. Lembrando que as crianças devem ter de 4 a 8 anos de idade.



Nenhum comentário: