sábado, 4 de outubro de 2014

Eleições 2014: Confira informações importantes para uma votação tranquila

Colaboração: Rafael Seabra
Procedimentos para votação no domingo

Mais de 142 milhões de eleitores irão às urnas neste domingo para escolher presidente, governador, senador, deputado federal e deputado estadual. Para realizar o procedimento o eleitor deverá apresentar um documento de identificação oficial com foto - como carteira de identidade ou documento de valor legal equivalente (identidades funcionais), certificado de reservista, passaporte, carteira profissional ou de habilitação. O título de eleitor não é documento de apresentação obrigatória. A Justiça Eleitoral recomenda que o eleitor leve os números dos candidatos nos quais pretende votar anotados em um papel. A cola poderá ser levada para dentro da cabine de votação, tornando o procedimento bem mais rápido. Se o eleitor estiver fora do seu domicílio eleitoral, poderá votar em trânsito (se tiver requerido este serviço à Justiça Eleitoral no prazo determinado) ou justificar a sua ausência. Para votar em trânsito, também é necessário apresentar um documento oficial com foto. Já para preencher o Requerimento de Justificativa Eleitoral (RJE), o eleitor necessitará do título.

Confira locais de votação em trânsito
Rio de Janeiro:  Ministério da Fazenda
Rio de Janeiro: Palácio Gustavo Capanema (antigo Ministério da Educação)
Nova Iguaçu: Instituto de Educação Rangel Pestana
Petrópolis: Colégio Estadual Pedro II
São João de Meriti: Unigranrio
Duque de Caxias: Unigranrio - unidade AFE (Associação Fluminense de Educação)
Campos dos Goytacazes: Museu Histórico de Campos
Niterói: Liceu Nilo Peçanha
Volta Redonda: Instituto de Educação Prof. Manuel Marinho
São Gonçalo: Defensoria Pública Estadual


____________________

Eleitor deve ficar atento a ordem de escolha dos candidatos

Após um intenso período de propaganda no rádio, televisão e internet e constantes debates nos meios de comunicação, a população brasileira irá escolher os comandantes do país nos próximos quatro anos neste domingo, 05. Neste pleito serão escolhidos os representantes para os cargo de: Presidente, Governador, Deputado Federal, Deputado Estadual e Senado.

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral, o primeiro candidato a ser escolhido no momento da votação é o Deputado Estadual (cinco dígitos). Posteriormente serão determinados para os cargos de Deputado Federal (quatro algarismos), Senador (três dígitos), Governador e Presidente (dois dígitos). Ao fazer as escolhas o eleitor precisa acionar a tecla confirme.

No dia do pleito é permitida a manifestação individual e silenciosa da preferência do eleitor por partido político, coligação ou candidato com o uso de bandeiras e outros.

Porém, não será permitida a presença de crianças acompanhar dos pais ou responsáveis dentro da cabine de votação, a distribuição de boné, chaveiro, camisa e caneta de candidatos e está vedada a realização de boca de urna. Além disso, a Justiça Eleitoral proíbe o uso de celulares, Smartphone, filmadoras e outros no momento da votação.
____________________

Central telefônica vai orientar eleitores 

Uma central de atendimento telefônico irá orientar os eleitores durante este final de semana. O dispositivo foi criado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Pelo telefone (21) 2533-3066, que recebe ligações a cobrar, será possível consultar o endereço dos locais de votação e tirar dúvidas sobre documentação, voto em trânsito ou justificava da ausência. O serviço vai funcionar neste sábado, 04, das 13h às 19h, e no domingo, 05, das 7h às 17h. As denúncias relacionadas a propaganda eleitoral irregular devem ser feita através do telefone da Polícia Militar (190).

____________________

Estado do Rio não terá proibição de vendas de bebidas

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro não pretende solicitar à  Secretaria Estadual de Segurança Pública a  proibição a venda e consumo de bebidas alcoólicas no dias da eleições.  Por outro lado, as forças policiais, vão reprimir os eventuais problemas causados por excessos no consumo de álcool. Segundo a assessoria de imprensa do TRE, a última vez que esta restrição ocorreu  no estado foi há 20 anos, nas eleições de 1994.

Nenhum comentário: