segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Conseg e Codenf realizam em parceria o 9º Fórum de Segurança

Texto e Fotos: CONSEG

Em busca de soluções, tendo em vista o cenário atual em que vive Nova Friburgo, o Conseg (Conselho de Segurança de Nova Friburgo) e o Codenf (Conselho de Desenvolvimento de Nova Friburgo), realizaram na última sexta-feira, 12, no Nova Friburgo Country Clube, a 9ª edição do Fórum de Segurança, levantando a questão da Mobilidade Urbana da cidade.
A abertura contou com uma breve apresentação do presidente do Conseg, Zury Maurer, que explicou como se daria o evento. Para ele é preciso que união de todos para que algo seja feito nesse sentido.
Uma breve contextualização do assunto, com dados estatísticos e sobre o possível Plano de Mobilidade Urbana para a cidade, foi realizada pelo professor Ricardo Lengruber, presidente do Codenf e vice-presidente do Conseg. Segundo ele alguns pontos são fundamentais para a concretização desse Plano, como por exemplos, todo o trâmite que envolve o transporte público, obras de infraestrutura, segurança viária, educação no trânsito, entre outros. No entanto, de acordo com Ricardo, outros tópicos podem ser incluídos no Plano também.
“Queremos apresentar aqui, e solicitar a contribuição e parceria de todos, um Pacto pela Mobilidade Urbana em Nova Friburgo. É preciso o comprometimento e ação efetiva dos responsáveis por toda cadeia que envolve o tema”, enfatiza o professor.
Todos os presentes puderam apresentar seus pontos de vista, dar sugestões, suas opiniões, questionar autoridades presentes sobre o assunto, em discussão com os demais.
Assinaram o Pacto pela Mobilidade Urbana, o prefeito Rogério Cabral, o presidente da Câmara Municipal Márcio Damázio, o deputado federal Glauber Braga, o deputado estadual eleito Wanderson Nogueira, representantes da Faol/Real e da Rota 116, além dos presidentes do Conseg e Codenf.
Agora, a meta dos Conselhos é cobrar, no próximo ano, que medidas efetivas e eficazes sejam realizadas, o quanto antes, para a melhoria do trânsito e de toda mobilidade urbana de Nova Friburgo.



Nenhum comentário: