segunda-feira, 23 de março de 2015

Nova Friburgo ganha viveiro de mudas de palmito no Parque Municipal Juarez Frotté

Texto: Secom PMNF
Fotos: Leonardo Vellozo


A Prefeitura de Nova Friburgo – Região Serrana do Rio de Janeiro - através da Secretaria de Turismo e em parceria com a empresa Elas Confecções, inaugurou um viveiro de mudas do palmito juçara no Parque Municipal Juarez Frotté, no bairro Cascatinha. O viveiro utiliza cones plásticos descartados por confecções. O evento foi realizado na manhã de sábado, dia 21, e contou até com apresentação da banda sinfônica Euterpe Friburguense. 

O empresário Alex Sandro Santos falou aos presentes que o palmito juçara é uma espécie da Mata Atlântica em extinção, pois toda a palmeira é cortada para aproveitamento de 60 centímetros do material, e não brota. A mulher do empresário, Adriana, agradeceu a presença da subsecretária municipal de Turismo, Waléria Mendonça (representante do secretário Nauro Grehs e do prefeito Rogério Cabral) e incentivou os presentes a frequentarem mais o parque e acompanhar o desenvolvimento das mudas. A banda Euterpe Friburguense abrilhantou o evento sob a regência do maestro Nelson José da Silva Neto. O tempo instável acabou por interromper o concerto, porém a ação continuou com o plantio e muitos dos presentes preferiram levar as mudas para plantar em casa. 

Waléria Mendonça agradeceu a parceria da empresa Elas Confecções – que aceita doações de cones plásticos, um resíduo que é utilizado para plantio de mudas – e a presença de tantas pessoas. Ela também conclamou friburguenses e visitantes a comparecerem e usufruírem mais do Parque Municipal Juarez Frotté. 

Mais informações sobre o novo viveiro de mudas do palmito juçara e sobre o parque municipal podem ser obtidas na Secretaria de Turismo, na Avenida Alberto Braune, 224, 2º andar, Centro Municipal Prefeito César Guinle, no Centro, ou pelo telefone (22) 2522-8051.




Nenhum comentário: