quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

Febre Amarela: Nova Friburgo não sofre riscos

Texto: Secom / Fernando Moreira
O setor de imunização da Secretaria Municipal de Saúde reforça que não há nenhum registro de febre amarela em todo o Estado do Rio de Janeiro e que só devem se vacinar aquelas pessoas que pretendem viajar para cidades já diagnosticadas com a doença e, mesmo assim, vale ressaltar que o efeito só ocorre após dez dias da aplicação, portanto, se possível, é aconselhável planejar a viagem com antecedência ou evitar os locais onde haja epidemia, como no Estado de Minas Gerais. 
A Policlínica Doutor Sylvio Henrique Braune, no Suspiro, local onde está sendo feita a vacinação, recebeu mais uma vez nesta quarta-feira, 1 de fevereiro, um grande número de pessoas em busca de imunização. Ao todo foram aplicadas cem vacinas contra a febre amarela, número muito acima da média. “Não há motivo para alarde. Não temos nenhum caso confirmado da doença em todo o Estado do Rio de Janeiro. Por isso estamos orientando a só tomarem a vacina aquelas pessoas que vão viajar para as cidades já diagnosticadas com epidemia de febre amarela. Em nossa avaliação, a partir do momento que uma pessoa toma a vacina sem necessidade, ela está tirando a oportunidade de outra que precisa realmente se imunizar, e colocando-se em risco, pois uma pessoa vacinada contra a febre amarela deve respeitar o prazo de validade da vacina, que é de dez anos”, alertou Ana Paula Lessa, coordenadora de imunização de Nova Friburgo. 
Efeito da vacina dura dez anos; não adianta tomar a dose hoje e viajar amanhã para cidades fora do Estado do Rio, onde há epidemia 
A vacina contra febre amarela só faz efeito a partir do décimo dia, ou seja, não adianta se imunizar hoje para viajar amanhã, por exemplo. Outro detalhe importante é que a vacina tem duração de dez anos, portanto, não há necessidade de se tomar outras doses nesse período, além de expor a pessoa vacinada mais de uma vez ao risco de contrair a doença. 
Atenção à boataria: Nova Friburgo não recebeu 350 mil doses da vacina 
A Secretaria de Saúde esclarece ainda que é falsa a informação de que Nova Friburgo teria recebido 350 mil doses da vacina e reforça que a cidade recebe apenas entre 40 e 50 doses por mês. Mas, com a grande procura das últimas semanas, este número subiu para 500 doses em janeiro, montante que deve ser dividido nas quatro semanas do mês. Portanto, as 300 vacinas aplicadas na última semana, somadas às cem desta quarta-feira, 1 de fevereiro, deixam um estoque de apenas mais cem doses, que serão divididas nas próximas duas semanas. O governo municipal solicitou mais um lote de vacinas contra a febre amarela, mas a Secretaria de Estado de Saúde informou que não possui mais doses porque o Ministério da Saúde ainda não fez o repasse. A Secretaria de Saúde esclarece que, diferente do que tem sido divulgado nas redes sociais, Nova Friburgo não é polo regional de imunização contra a febre amarela, mesmo porque, não há nenhum caso no Estado do Rio. Apesar de não haver motivo para alarde, a Secretaria de Saúde continuará imunizando contra a febre amarela. A vacinação é feita sempre as quartas-feiras e, a partir da próxima semana, em novo horário, das 8h às 10h. 
Vacina contra febre amarela sem necessidade coloca em risco a vida de crianças, adultos e idosos 
A Secretaria de Saúde reforça que não podem tomar a vacina contra a febre amarela: gestantes, mulheres que estejam amamentando, portadores do vírus HIV, pacientes com neoplasia, imunodeprimidos e pacientes que usam corticoides em doses elevadas. Idosos também não devem tomar a vacina, exceto quando indicada por um médico.

Nenhum comentário: