quinta-feira, 30 de novembro de 2017

Friburgo recebe maior seminário de inovação e competitividade e gestão da região

Nos dias 6 e 7 de dezembro, o Sindmetal, Sindicato das Indústrias metalúrgicas, mecânicas e do material elétrico de Nova Friburgo, em corealização com o Sistema FIRJAN o 10º Seminário de Inovação e Competitividade, um momento de troca de conhecimento, experiências e palestras de impacto, para dar mais fôlego para inovação e crescimento aos participantes.
O evento, que tradicionalmente antecipa ferramentas de gestão e produtividade, é gratuito e tem entre os objetivos desta edição oferecer uma visão de especialistas renomados sobre os temas do futuro, para estimular desenvolvimento empresarial e dos profissionais da região frente aos desafios do mercado e preparar as empresas, principalmente as pequenas e médias, para competirem de forma inteligente e estratégica.

E edição de 2017 tem um motivo extra para ser histórica: a comemoração dos 50 anos do Sindmetal, que motivou uma programação para impactar positivamente as visões de gestores e empreendedores de toda a região. Será possível ainda, visitar a exposição dos Projetos Integradores de Friburgo que participaram do Desafio+Indústria do SENAI, propondo soluções inovadoras para problemas reais em parceria com indústrias locais, de onde saíram os 4 projetos que serão pré-acelerados para ganhar o mercado.
O seminário será realizado no SENAI do centro, R. Prefeito José Eugênio Müller, 220, e as inscrições são gratuitas e sujeitas à limitação do auditório. Para garantir sua vaga, inscreva-se através do e-mail:contato@sindmetalrj.org.br, pela página do evento no facebook.com/sindmetalrj ou nos telefones 22 2521-1168, 22 99832-0635 (whatsapp).

10 ANOS DO SEMINÁRIO DE INOVAÇÃO E COMPETITIVIDADE
Há 10 anos, empresários, gestores, colaboradores e estudantes de Nova Friburgo e região, já recebiam palestras de especialistas de referência sobre design como diferencial competitivo, prototipagem rápida e os impactos da inovação e tecnologia nas produções para grandes e também pequenas empresas.
Nas edições que se seguiram, já apresentávamos palestras com as melhores consultorias em Lean e qualidade total do país. Temas como branding, competitividade, estratégias de liderança frente à concorrência chinesa, tecnologia de ferramentas, automação, simulação, técnicas de venda e orçamento para potencializar rentabilidade, palestras técnicas com softwares e equipamentos de última geração capacitaram gratuitamente os profissionais da região.
Entre os palestrantes, passaram pelo evento em Nova Friburgo autores de best-sellers, como Gustavo Cerbasi e profissionais disputados pelo mercado como Frederico Buss, Carlos Alecrim, Diogo Kosaka, Washington Zucoloto e José Banzato, entre outros especialistas.

PROGRAMAÇÃO SEMINÁRIO DE INOVAÇÃO E COMPETITIVIDADE 2017
DIA 06/12
13h30 | DESAFIOS E OPORTUNIDADES DE UM FUTURO QUE JÁ COMEÇOU
Evento estadual itinerante do Sistema FIRJAN e Grupo Metal Mecânico do estado do Rio. A 1ª edição traz palestras sobre como se reinventar no cenário atual e criar um ambiente favorável para vencer os desafios do futuro. Em breve mais informações!

14h30 | DE OLHO NO MERCADO: EMPRESAS QUE SE TRANSFORMAM NO DIA A DIA PARA CRIAR VALOR PARA AS SUAS MARCAS
KEKO: Mudar uma política comercial também é uma forma de inovar. Com LEANDRO MANTOVANI, Presidente Executivo.
Surgida de uma improvisação de garagem, a fabricante de acessórios automotivos mostra como se mantém no topo e revela todos os passos para ser uma empresa que pressiona o mercado ao invés de ser puxada por ele.

MARCOPOLO: Pessoas como vetor de transformação para se manter relevante no mercado. Com DANIEL GIACOMELLI, Coordenador de Melhoria Contínua.
O Sistema Marcopolo de Produção Solidária e os desafios e resultados da estratégia de implementação da jornada Lean na Marcopolo.

16h | LEAN THINKING: IDENTIFICANDO E VENCENDO OS DESAFIOS PARA UMA IMPLANTAÇÃO DE SUCESSO
O caminho para aplicar a cultura LEAN nas empresas, na visão de quem já venceu os desafios. (PAINEL COM DEBATE)

JUNICO ANTUNES. Dr. em Administração, Mestre em Eng. de Produção e Especialista em Eng. Mecânica. Especialista em Teoria das Restrições, Sistema Toyota de Produção e Estoque Zero. Prof. da Unisinos e diretor da Produttare Consultores Associados.

ARNO TOMASINI. Eng. Mecânico (PUC-RS), especializado em eng. de produção (UFRGS) e eng. de segurança (Unisinos). Mestre em engenharia (UFRGS). Vice-presidente do SINDIMETAL SUL. Membro do Conselho Consultivo do Instituto SENAI de Inovação em Soluções Integradas em Metalmecânica. Prof. e Coordenador da escola de engenharia da Unisinos. Vice-presidente de Operações, de Engenharia de Produtos, de planejamento de importação e de exportação da STIHL.

DIA 07/12
16h | EDUCAÇÃO CRIATIVA, EMPREENDEDORISMO, TRANSFORMAÇÕES E O FUTURO com 
TIAGO MATTOS
Empreendedor, Publicitário e um dos principais futuristas do Brasil. Professor da Singularity University (instituição líder em futurismo no mundo, parceira da NASA e do Google), da Universidade Hebraica de Jerusalém (Trans-disciplinary Innovation Program). Palestrante internacional em eventos da América do Sul, América Central, América do Norte, Europa, Oriente Médio e Oceania. Seu primeiro livro, "Vai lá e faz", é considerado um manifesto ao empreendedorismo e gestão no Século XXI.

17h30 | CONSTRUINDO CENÁRIO ECONÔMICO REGIONAL 2018
Aprenda como a identificação de cenários é decisiva no planejamento e execução de projetos. A atividade prática mostrará como déficit público, juros, câmbio, eleições e cenário mundial podem afetar o ambiente de negócios das empresas.
SIMULAÇÃO PARTICIPATIVA DOS DESAFIOS ECONÔMICOS E SUAS SOLUÇÕES com GUILHERME MERCÊS. Economista-chefe do Sistema FIRJAN, mestre em economia pela UERJ, possui formação executiva em Cenários pela Universidade de Oxford e em Gestão Estratégica pelo Instituto Europeu de Administração de Empresas - INSEAD.

Nenhum comentário: