quinta-feira, 18 de julho de 2013

Nova Friburgo, Petrópolis e Teresópolis terão parques fluviais em áreas com risco

Ainda este ano, as margens de rios em Nova Friburgo, Petrópolis e Teresópolis, na região serrana, deverão ganhar parques para o lazer. Devido às enxurradas que ocorreram em 2011 na região, o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) fez um mapeamento para identificar os rios com alto risco de inundações e as áreas vagas ao redor deles estão sendo ocupadas por parques públicos fluviais.

Segundo a presidente do Inea, Marilene Ramos, os parques são modelados de acordo com a demanda do local. Se tiver uma escola, a ênfase será dada para a construção de quadras esportivas. Também serão construídas ciclovias e espaços para caminhadas. “A construção dos parques fluviais é uma forma de dar um uso público às áreas, sem que implique riscos de vida a pessoas. Se houver uma nova enxurrada, o risco de perdas de pessoas será menor, serão mais as perdas materiais, dos equipamentos do parque”, disse Marilene Ramos.

O secretário Municipal de Meio Ambiente da Prefeitura de Nova Friburgo, Ivison Soares de Macedo, disse que a delimitação já foi feita e que o projeto está em fase de licenciamento e que está para ser encaminhado para a Prefeitura de Nova Friburgo em breve. “Porém, esse projeto do parque fluvial no Córrego Dantas está previsto no consórcio de obras que o Inea iniciou no município, com a canalização do Rio Bengalas e a urbanização da Avenida Brasil”, informou.

Cerca de 2.200 famílias estão sendo remanejadas do local, mas esse número ainda vai aumentar. De acordo com a presidente do Inea, as famílias estão sendo levadas para casas construídas em lugares seguros ou imóveis do Programa Minha Casa, Minha Vida, do governo federal.

O objetivo do projeto parques públicos fluviais é impedir que as ocupações irregulares voltem e que diminua o risco de vida das pessoas. Além dos parques, serão criadas unidades de Proteção Civil nas cidades serranas.
Fonte: Agência Brasil

Nenhum comentário: