quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Conseg cumpre extensa agenda na Semana Nacional do Trânsito

Texto e Fotos: Assessoria de Comunicação da Conseg
Entre os dias 18 e 25 de setembro, celebrou-se a Semana Nacional do Trânsito, quando governos e instituições realizam ações de prevenção, conscientização, educação no trânsito. O Conselho Comunitário de Segurança de Nova Friburgo (Conseg) também fez sua parte.
No dia 26, quinta-feira, o Conseg foi recebido pelos vereadores na Câmara Municipal, em sessão ordinária, para apresentar o Pró-Vita (Programa para Redução da Violência no Trânsito), proposto e articulado pelo Conselho, juntamente com diversas autoridades públicas, municipais e estaduais, civis e militares, além de segmentos representativos da sociedade civil organizada, que visa diagnosticar a situação real do trânsito na cidade, propondo ações efetivas para que os números alarmantes de mortes no trânsito local sejam reduzidos.
Na ocasião, o diretor-presidente do Conseg, Zury Maurer, abriu a apresentação sensibilizando vereadores e população para a tragédia viária que vivenciamos: “em Nova Fiburgo, o trânsito mata mais que os homicídios!”, destacou.

O coordenador executivo do Pró-Vita, prof. Ricardo Lengruber, detalhou as etapas do programa, alertando para a necessidade de coleta de dados, educação, publicidade e, sobretudo, fiscalização. Para Ricardo Lengruber, “o cidadão brasileiro precisa mudar sua relação com o carro, já que a maioria não tem a consciência do potencial ofensivo que existe num automóvel”, e arrematou: “carros não são brinquedos!”.
Zury Maurer e Ricardo Lengruber lembraram, ainda, que o Conseg não é governo, muito menos autoridade executiva com condições para realizar ações objetivas, mas destacaram o papel mobilizador do Conselho que pode articular, cobrar e fiscalizar.
Em seguida, a representante do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), jornalista e educadora de trânsito, Daniela Gurgel, chamou à atenção para as práticas que são causa da maioria dos acidentes com vítimas fatais no trânsito, como por exemplo, o uso de celular ao volante e a não utilização do cinto de segurança no banco traseiro.
“Nós estamos ‘sequelando nossos jovens! Daqui a alguns anos, o Brasil não terá dificuldades sérias para arcar com tantas aposentadorias por invalidez”, alerta a jornalista.
Seguindo com as atividades, no dia 27, sexta-feira, o Conseg se reuniu com o comandante do 11º Batalhão da Polícia Militar, Ten-Cel. Marcelo Freiman, para tratar da captação de dados com vistas ao diagnóstico que o Pró-Vita pretende realizar sobre o número e detalhamento dos acidentes no trânsito local. O encontro foi muito proveitoso e o comandante se mostrou muito solícito ao pleito.

Logo após, seguiram para o Sítio Escola Papette, em Nova Friburgo, onde conversaram com os alunos do 7º ao 9º anos do Ensino Fundamental sobre a situação do trânsito local, principalmente. Os adolescentes presentes se mostraram muito interessados pelo assunto. Temas como imperícia, imprudência e negligência foram destaques na palestra do prof. Ricardo Lengruber, pois “no fim das contas, o problema é, também, de natureza ética!”, ponderou.

Para o presidente Zury Maurer, essa ação foi muito positiva e ele acredita que mais apresentações como essa deva acontecer em outras instituições de ensino, considerando que os jovens, além de serem os motoristas do futuro, são, hoje, pedestres, passageiros e ciclistas, que precisam urgentemente de orientação e reflexão sobre o tema.
Para encerrar a agenda da semana, no domingo, 29, o Conseg planejou a pintura de quatro faixas de pedestres no Centro da cidade, com a presença de grafiteiros que realizariam um trabalho artístico diferenciado. Devido ao tempo chuvoso, a programação foi adiada para o próximo domingo, dia 6, às 8 horas, em frente a Prefeitura Municipal.

Nenhum comentário: