quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Violência no trânsito: principal discussão do 8º Fórum de Segurança

Texto e fotos: Assessoria de Comunicação do Conseg
Palestrantes

Na última segunda-feira, 2, foi realizado o 8º Fórum de Segurança de Nova Friburgo, no auditório do SENAI, organizado pelo Conseg (Conselho Comunitário de Segurança de Nova Friburgo) com o objetivo de trazer aos participantes discussões, levantamentos e dados sobre a atual situação do trânsito de nossa cidade, principalmente quando o assunto são os acidentes e toda violência desse caos viário. A mesa principal foi formada pelo presidente do Conseg, Zury Maurer, pelo vereador Gustavo Barroso, que é coordenador da Comissão de Transporte e Trânsito na Câmara Municipal, pelo comandante do 11º BPM, tenente coronel Marcelo Freiman, pelo superintendente da Autran (Autarquia Municipal de Trânsito), coronel Hudson de Aguiar Miranda, e pelo representante da Marinha do Brasil em Nova Friburgo, o capitão de fragata, Luiz Carlos da Graça. 

O primeiro palestrante da noite foi o Major Marco Andrade, coordenador da operação Lei Seca no Estado do Rio de Janeiro, que tratou e apresentou os dados das ocorrências nas blitz já realizadas, desde a criação da lei em março de 2009. Os números de acidentes no trânsito, assim como os mortos e sequelados, têm diminuído progressivamente, mas há ainda muito a ser feito. Em Nova Friburgo, por exemplo, o número de motoristas que dirigem alcoolizados está 50% acima da média do Estado. “Se continuarmos de braços cruzados não vamos chegar a lugar nenhum. Precisamos de toda sociedade para alcançar um trânsito mais seguro”, demanda o major. 
Major Marco Andrade

O segundo painel da noite - cujo palestrante foi o atual secretário de saúde, Dr. Dagoberto José da Silva - abordou a real situação do Hospital Municipal Raul Sertã; cuja super lotação é devida, sobretudo, às vítimas do trânsito, sobrecarregando especialmente os setores de ortopedia e neurocirurgia. “Paciente vítima de trânsito permanece muito mais tempo no hospital, ocupa um leito em média por 15 dias, sem falar nos altos custos que gera. Esse tipo de paciente fica mais tempo do que um que está no CTI, por exemplo, que fica nove dias em média”, relata o secretário.
Secretário Municipal de Saúde Dr Dagoberto Silva

Finalizando as apresentações da noite, o professor e diretor-presidente do CODENF (Conselho de Desenvolvimento de Nova Friburgo), Ricardo Lengruber, expôs a realidade do trânsito na cidade, bem como possíveis soluções para essa ‘imobilidade urbana’ em que nos encontramos. “Não dá mais para fazer de conta que sabemos dirigir”, enfatiza o professor. 

Segundo pesquisa e dados do Detran RJ, o crescimento da frota de carros em Nova Friburgo foi de 50% nos últimos 10 anos, enquanto a população friburguense aumentou apenas 4%. Para Ricardo privilegiou-se o transporte individual motorizado; faltou planejamento das questões relativas à mobilidade; e houve um ‘sucateamento’ do transporte coletivo. Ricardo Lengruber acredita que a reversão desse quadro deve passar, prioritariamente, por um pacto social pela mobilidade. Uma convergência de esforços para elaboração de um Plano Municipal de Mobilidade Urbana, que contemple o saber de especialistas e a experiência da população. 

Após as palestras, o presidente do Conseg, Zury Maurer, afirma acreditar que “há uma inércia da população em interagir com as ações que são criadas voltadas para o trânsito”. Para o presidente do Conseg, pior do que os números apresentados são os gastos com os acidentados pela violência viária e a perda indiscriminada e silenciosa de vidas humanas. Ele finaliza indicando que “a nomenclatura ‘acidente de trânsito’ precisa mudar, acidente é quando não se pode evitar, e quando um motorista bebe, depois pega a direção e acaba morrendo, ele não sofreu um acidente de trânsito, e sim se suicidou”, conclui Zury. 
O 8º Fórum de Segurança foi finalizado com o ideal comum de que é preciso, acima de tudo, construir coletivamente uma sociedade em que caibam todos e que haja mais educação no trânsito.


Nenhum comentário: