sexta-feira, 18 de abril de 2014

‘Desafio: Por ti Friburgo – Trilha do Imigrante’, uma caminhada histórica

Texto: Assessoria de Comunicação ACIANF


Nova Friburgo está resgatando suas origens. No dia 03 de maio, haverá o ‘Desafio: Por ti Friburgo – Trilha do Imigrante’, uma caminhada pelo mesmo trajeto percorrido pelos colonizadores suíços, partindo do bairro de Castália, em Cachoeiras de Macacu até o bairro Cônego, em Nova Friburgo. Além de ser uma atividade saudável e de valorização ao turismo, ela ocorre em função dos 195 anos da colonização suíça na cidade e dos 190 da primeira imigração alemã para o Brasil.
Contudo, antes da caminhada, haverá no dia 30/04, uma recepção às famílias, aos atletas e aos demais participantes que vierem de fora, encaminhando-os às pousadas. No dia seguinte, feriado do dia 1º, haverá uma festividade na Praça Carlos Maria Marchon, em Lumiar, com muita música e dança. Aliás, o local foi escolhido por ter sido a região onde foi instalada a primeira sede da colônia e por ser o Distrito com maior concentração de famílias dos primeiros imigrantes.
No dia 02 serão hasteadas bandeiras na Praça das Colônias, no Centro, e em seguida será servido um almoço por adesão. Na sequência, famílias e pesquisadores irão se reunir para atualizarem seus respectivos dados genealógicos de modo a organizarem uma exposição com documentos e fotos. Na ocasião, também haverá uma exposição do artista plástico alemão, Lennart, com telas a óleo feitas na Baviera e no Rio de Janeiro; uma exposição de documentos e litogravuras sobre os primeiros anos da fundação de Nova Friburgo, organizada pelo historiador Peter Georges Bauer; uma leitura da Bíblia feita por um grupo de jovens em comemoração à quebra da hegemonia religiosa que ocorreu no Brasil com o estabelecimento da primeira Igreja Luterana em solo friburguense, no ano de 1824 e, tudo isso, ao som do jazzista, também germânico, Wolfram Göbel. Esse será o último dia das inscrições para a Trilha dos Imigrantes.
No dia seguinte, 03, ocorrerá às 5h, a concentração dos participantes na Pça. Demerval Barbosa Moreira, em frente ao Centro de Turismo. De lá partirão de ônibus para Cachoeiras de Macacu, onde será feita a conferência dos inscritos, a entrega dos kits e a passagem das instruções para a caminhada por parte dos profissionais de segurança presentes (polícia militar, bombeiros, cruz vermelha, rádio amadores, exército, guias turísticos, entre outros), de modo que a subida seja tranquila para todos. Estão previstas cinco paradas, onde serão distribuídas água e glicose. O percurso é quase todo coberto pela mata, com muitas cachoeiras pelo caminho (locais previstos para os descansos).
Ao meio dia estima-se que o grupo estará chegando à Vila de São Lourenço, que se desenvolveu no meio da trilha, dividindo o percurso. Na vila serão servidos saladas e cremes quentes para que os participantes possam se alimentar sem ficarem "pesados". Em São Lourenço haverá também ônibus para o retorno a Nova Friburgo, atendendo aqueles que não conseguirem continuar a caminhada. Às 14h dar-se-á início a segunda parte do percurso, mais curto e fácil. Nessa parte haverá uma caminhada de uma hora em leve subida e depois mais três, descendo. A chegada será no Cônego e de lá irão rumar para o local de confraternização, com muita música, comida e alegria. No dia seguinte haverá às 14h a despedida dos participantes que vieram de fora, encerrando assim o evento.
“A Trilha dos Imigrantes foi durante muitos anos o acesso à Nova Friburgo, Cantagalo e Minas Gerais de modo que todos os imigrantes que chegaram até o inicio do séc. XX passaram pelo mesmo lugar. O trajeto também era a rota de carruagens imperiais e dos tropeiros que abasteciam as vilas com alimentos, tecidos, entre outros essenciais, para logo voltarem com café, ouro e demais produtos que interessavam a cidade do Rio de Janeiro, ou que seriam embarcados no porto com destino a Portugal. Caminhar pelo mesmo trajeto que eles é uma espécie de homenagem ao esforço dos fundadores de nosso país e de nossa cidade”, explica Dalva Ventura, organizadora do evento e presidente do Centro Cultural Teuto Friburguense (CCTF).
Quem quiser participar pode fazer a inscrição até o dia 1º pelo site www.portifriburgo.com.br ou presencialmente até o fim das festividades do pré-evento, no dia 2. Outras informações pelo telefone (22) 99818-7069 ou (22) 98171-4001.
O evento é organizado pelo Centro Cultural Teuto Friburguense (CCTF) com o apoio das forças armadas, Cruz Vermelha, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Grupo de Rádio Amadores de Nova Friburgo (Granf) e Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Nova Friburgo (Acianf).

Nenhum comentário: