quinta-feira, 3 de abril de 2014

Nova Friburgo sobe no ranking do ICMS Verde e Prefeitura é premiada por práticas ambientais


Texto: ASCOM PMNF
Foto: Daniel Marcus

Isaura Fraga e Índio da Costa entregam o certificado ao Prefeito Rogério Cabral

Entre os 92 municípios do Estado do Rio, Nova Friburgo foi o que mais subiu no ranking do ICMS Verde divulgado nesta quarta-feira, 2, pela Secretaria Estadual de Ambiente e o Inea (Instituto Estadual de Ambiente). A cidade serrana passou da vigéssima para a décima segunda colocação e foi agraciada com certificado de melhoria nas práticas ambientais, aumentando a participação na divisão do tributo. Este ano, Nova Friburgo será contemplado com R$ 4.412,572,00, cujas parcelas destinadas a cada município serão repassadas semanalmente na distribuição do ICMS integral.

O prefeito Rogério Cabral esteve na sede do Instituto Estadual de Ambiente, no Rio de Janeiro para receber a premiação, que foi entregue pelo secretário de Ambiente, Indio da Costa, e a presidente do Inea, Isaura Fraga. O município ficou em primeiro lugar no quesito destino de lixo e remediação de lixões. Só este fato gerou um aumento de R$ 634.497,00 na arrecadação municipal.

"Nova Friburgo tem avançado em vários pontos do ICMS Verde. É um programa que provoca mudança cultural da população e ainda ajuda os municípios a arrecadarem mais recursos para colocar em prática ações de preservação e de recuperação ambientais", disse o prefeito Rogério Cabral.

A distribuição do ICMS Verde leva em consideração os critérios de unidades de conservação e melhoria da qualidade da água, através de saneamento básico e abastecimento da população e gestão dos resíduos sólidos, como coleta seletiva e aterros sanitários.

Nenhum comentário: