quarta-feira, 24 de junho de 2015

Ação social da Fevest 2015 abordará a Síndrome de Down

Texto e Foto Making Of: Scheila Santiago/Burburinho


A FEVEST 2015 -Feira de Moda Íntima, Praia, Fitness e Matéria-Prima- promoverá mais uma Ação Social, desta fez em apoio à Apae Nova Friburgo, com o objetivo de incentivar a inclusão social de crianças e jovens com Síndrome de Down. O grupo “Loucos por lingerie” começou no domingo, 21, a produção de calendários, fotografando alunos da instituição, inspirada nos personagens de Peter Pan na Terra do Nunca, tendo como tema: Eterno aprendiz. 



Onze jovens e crianças foram indicados pela Apae para participar do trabalho fotográfico, representando os personagens: Peter Pan, Capitão Gancho, Fada Sininho, Wendy, John, Michael, Smee, Índia, Jacaré e Meninos perdidos. Os responsáveis legais que acompanharam a sessão de fotos viram o convite como uma ação positiva para a superação de obstáculos e limitações arraigadas e permeadas pela cultura que ainda é excludente.

P
ara Flávio Mello, coordenador de divulgação de eventos da Apae Nova Friburgo, “ações como essa inserem os que têm a síndrome, que até pouco tempo não eram, dando visibilidade à causa e permitindo-os a serem reconhecidos, o que contribui para lutarem pelos seus direitos. A Apae já desenvolve trabalhos de inclusão por meio de atividades artísticas, sendo uma delas em um Grupo de Convivência, com reaproveitamento de retalhos das confecções que fabricam lingerie”. 



Segundo o presidente do Sindvest (Sindicato das Indústrias do Vestuário de Nova Friburgo e Região), Marcelo Porto, a Apae 
será contemplada com calendários que estarão à venda durante a feira e a renda será revertida à instituição, que também terá um espaço no evento para divulgar suas ações, bem como a participação em um dos desfiles.



Loucos por lingerie
Loucos por Lingerie é um grupo de Nova Friburgo formado por amigos de diferentes áreas profissionais que atuam com moda, que resolveram se reunir, voluntariamente, para apoiar causas sociais envolvendo mulheres comuns que são loucas por lingerie, mas que vivem fora dos holofotes e do mundo da moda.  
Em 2012, o primeiro calendário teve como tema “Câncer de mama”, em parceria com a AMMA – Associação da Mulher Mastectomizada; em 2013, “Sentidos”, com a Afridev – Associação Friburguense de Interação dos Deficientes visuais; e em 2014, “Eu sabia quem eu era”, inspirada em “Alice no país das maravilhas”, em parceria com o Núcleo de Saúde mental ComVida.  

Síndrome de Down
A Síndrome de Down é um distúrbio genético causado pela presença de um cromossomo 21 extra, que pode ser total ou parcial. Estima-se que a incidência da Síndrome de Down seja de um em cada 660 nascimentos, o que torna esta deficiência uma das mais comuns de nível genético. A idade avançada da mãe influencia bastante o risco de concepção de bebê com esta síndrome.
No dia 21 de março comemora-se em todo o mundo o Dia da Síndrome de Down, data escolhida porque se escreve como 21/3 (ou 3-21), o que faz alusão à trissomia do cromossomo 21, isso porque as pessoas que possuem a Síndrome de Down carregam três cromossomos número 21.

No Brasil estima-se que 300 mil pessoas tem a Síndrome e que destes, 30 mil estejam em São Paulo. A data é comemorada desde 2006 e sua importância está no fato de reconhecer que o indivíduo com Síndrome de Down merece respeito, garantia de direitos e oportunidades de inclusão social. 

(Fonte: Abads – Associação Brasileira de Assistência e Desenvolvimento Social)
A FEVEST é uma realização do Sindicato das Indústrias de Vestuário de Nova Friburgo e Região – Sindvest; uma promoção do Senai/Firjan e Sebrae; com patrocínio do Banco do Brasil e Governo Federal; apoio do Governo do Estado do Rio de Janeiro, Prefeitura Municipal de Nova Friburgo, Conselho da Moda, Tex Brasil, Abit e Apex Brasil; e organização da Teia de Eventos.

FEVEST 2015 – Feira  Brasileira de Moda Íntima, Praia, Fitness e Matéria-Prima
Data: 02, 03 e 04 de agosto de 2015
Horário: 12h às 19h 
Local: Nova Friburgo Country Clube
Endereço: Av. Conselheiro Julius Arp, 140 – Nova Friburgo – RJ

Nenhum comentário: