quarta-feira, 3 de junho de 2015

Igreja Católica celebra Corpus Christi nesta quinta-feira (4)

Texto: Diocese de Nova Friburgo
Foto: Arautos do Evangelho


A Igreja Católica celebra nesta quinta-feira (4) a Solenidade de Corpus Christi. Em Nova Friburgo, que é a sede diocesana, a tradicional programação está prevista para começar às 6h com a confecção dos tapetes de sal e o encerramento será às 15h, com a Santa Missa presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Edney Gouvêa Mattoso. 
Todos os anos, milhares de fiéis se reúnem para o momento que é composto pela Celebração Eucarística, Adoração ao Santíssimo, Procissão e três Bênçãos com o Santíssimo: uma no altar, outra em frente à Prefeitura e, por fim, em frente à Catedral de São João Batista. A programação terá início na Paróquia São Bento Abade, no Bairro Ypú. 
De acordo com a organização, serão montados 81 tapetes, na metragem 6x4, sendo que cada um gasta uma média de 15 sacas de sal com 25kg cada. Os tapetes são feitos por Paróquias, Pastorais, Comunidades e Movimentos Católicos, Instituições Católicas e por alguns setores da sociedade. Segundo dados dos organizadores, um público de, aproximadamente, 15 mil pessoas é aguardado ao longo da programação em Nova Friburgo. 
A temática de 2015 segue o Ano Eucarístico Missionário Diocesano, “Eucaristia e Missão”, e o lema “Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura” (Mc 16,15). As atividades começarão às 6h com a confecção e exposição dos tapetes, seguida de abertura oficial com o Vigário Episcopal Sede, Pe. Fábio Felippe, às 7h. No período da tarde, concentração às 14h, na Paróquia São Bento Abade, no Bairro Ypú, para a Santa Missa às 15h com o Bispo e sacerdotes diocesanos. O encerramento está previsto para às 18h com Show Católico com a Banda do Movimento Fanuel.

Ano Eucarístico Missionário Diocesano
No dia 19 de junho de 2014, Dom Edney instituiu o Ano Eucarístico Missionário Diocesano, que teve como tema “Eucaristia e Missão”. Ao longo deste período até o encerramento, nesta quinta-feira (4), diversas atividades foram realizadas, como a Peregrinação na Paróquia Santíssimo Sacramento e o Congresso Eucarístico Diocesano, realizados em Cantagalo. 
A proposta do Ano Eucarístico segue as orientações do Papa Francisco, que pede uma ‘Igreja em saída’. Pensando nisso, a temática envolve a comunhão e a missão, conforme explicou Dom Edney na Semana Santa 2015: “A Eucaristia é Sacramento de missão, pois nos leva ao encontro do outro. Receber a Comunhão para represá-la em nós mesmos, não tem sentido.”

Corpus Christi
O Corpus Christi foi instituído em 11 de agosto de 1264 pelo Papa Urbano IV e significa “Corpo de Cristo”. Este momento é comemorado sempre na quinta-feira depois da Festa da Santíssima Trindade e tem o objetivo de celebrar solenemente o Mistério da Eucaristia. 
A celebração teve origem em Liége, na Bélgica, no século XIII, quando a freira Juliana de Cornillon teria sido inspirada para que o Mistério da Eucaristia fosse celebrado com destaque. O Papa Urbano IV, através da Bula "Transiturus" estendeu a festa para toda a Igreja, pedindo a São Tomás de Aquino que preparasse as leituras e os textos litúrgicos, que até hoje são usados durante a celebração. 
Em Nova Friburgo, o evento começou há, aproximadamente, 100 anos, no Colégio Anchieta e a partir de 1969 se estendeu pela General Osório, Praça do Suspiro até a Catedral. Em 1974, os tapetes foram transferidos para o trajeto atual.

Nenhum comentário: