segunda-feira, 15 de junho de 2015

Catedral de São João Batista celebra padroeiro com extensa programação religiosa e cultural

Texto: Diocese de Nova Friburgo
A Diocese celebra a partir do dia 15 de junho os festejos do padroeiro da sua Catedral Diocesana e o da cidade de Nova Friburgo, São João Batista. Ao longo de nove dias, os fiéis contarão com uma extensa lista de atividades, que compreende Santas Missas, novena, shows católicos e culturais, barracas de comidas típicas e outros. 
A festa do padroeiro é tradicional na cidade e já contou com shows de renomados nomes da música católica e cultural, como Pe. Fábio de Mello, Orquestra Tabajara, Márcio Pacheco, Ministério de Música Amor e Adoração da Canção Nova, entre outros. Fundada em oito de dezembro de 1869, a Catedral Diocesana de São João Batista levou 40 anos para ser construída. Em janeiro de 2015, as obras do altar do templo foram inauguradas pelo Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giovanni d’Aniello. Atualmente, uma empresa especializada realiza a restauração da fachada do prédio histórico. 

São João Batista 
A Igreja celebra solenemente no dia 24 de junho o nascimento de São João Batista, Santo que, juntamente com a Santíssima Virgem Maria, é o único a ter o aniversário natalício recordado pela liturgia. João nasceu seis meses antes de Jesus, seu primo, e o que o tornou tão importante para a história do Cristianismo é que, além de ser o último profeta a anunciar o Messias, foi ele quem preparou o caminho do Senhor com pregações conclamando os fiéis à mudança de vida e ao Batismo de penitência. 
Os Evangelhos revelam a inauguração da missão salvífica de Jesus a partir do Batismo recebido pelas mãos de João e da manifestação da Trindade Santa. São João, ao reconhecer e apresentar Jesus como o Cristo, continuou sua missão em sentido descendente, a fim de que somente o Messias aparecesse. Ele foi preso por não concordar com as atitudes pecaminosas de Herodes e acabou decapitado devido ao ódio de Herodíades, que fora esposa do irmão de Herodes, com a qual este vivia em pecado. João Batista morreu na santidade e reconhecido pelo próprio Cristo: “Em verdade eu vos digo, dentre os que nasceram de mulher, não surgiu ninguém maior que João, o Batista” (Mateus 11,11). 

Confira a programação da festividade

15/06 até 23/06 - 8h: Novena e Santa Missa
19/06 - 8h: Abertura das Barraquinhas
19h30: Show com a Banda Aliança Divina
21h: Show com a cantora católica Adriana
- 20/06 - 20h: Dança com a Quadrilha Anjos do Paraíso
21h: Show com a Banda Apaches
- 21/06 – 20h30: Dança da Quadrilha dos Amigos de Deus
21h: Show com a Banda Celebrare

- 22/06 – 21h: Show com a Banda LG
- 23/06 – 19h30: Show com a Banda Dom Vitae
21h: Show com a Banda Israel
- 24/06 – Dia de São João Batista
- 19h: Santa Missa em Louvor a São João Batista com o Bispo Diocesano, Dom Edney Gouvêa Mattoso
21h: Show com a Orquestra Tabajara

Nenhum comentário: