segunda-feira, 22 de abril de 2013

Palestra: O profissional 100% com Márcio Padilha

                                                                                                                                                                      Texto e fotos: Paola Coimbra
“A falta de mão de obra qualificada é a maior crise que vivenciamos na economia brasileira”. Com essas palavras, Márcio Padilha iniciou sua palestra, que aconteceu no salão de convenções do Hotel Buscky, na última sexta-feira, 19.  Com um público formado de profissionais de diversos seguimentos, Márcio pode apresentar iniciativas para a melhoria do desempenho profissional e pessoal.

Estar preparado para os desafios do mercado de trabalho requer força de vontade, foco e disciplina. O profissional contemporâneo tem que estar atento às mudanças e novidades da sua área de atuação. Um exemplo disso é o contraste do número de vagas de trabalho e de pessoas que não são inseridas no mercado, por não estarem qualificadas ao ponto de assumir um cargo com exigências.

- Os estudiosos que falavam sobre essa relação há 20 anos, afirmavam que a economia se desenvolveria de tal maneira que teríamos um apagão da mão de obra. Tem pessoas para assumir, mas não tem pessoas qualificadas para trabalhar com outras competências. Precisamos conhecer um pouco mais do comportamento humano para sanar essa crise. Afirmou, Padilha.

Ter um objetivo definido, com metas e clareza é fundamental para a trajetória de cada um. No caso das empresas não é diferente, os colaboradores precisam saber como trabalhar e até aonde precisam chegar. Segundo Márcio, algumas ações são necessárias para obter o sucesso, como se dedicar, envolver, surpreender, construir e acreditar.

Para Maria Tereza Martins, que atua na área de educação física há 20 anos, a palestra foi muito emocionante, pois os profissionais precisam exercer suas profissionais com algo a mais, aliando a um trabalho social.

- Hoje em dia o mundo está muito focado em estética, mas eu acho que é muito mais do que isso. Você tem que tratar seu aluno não só nessa parte, é estar atendo a qualidade de vida, ao bem estar dele, ao psicológico dele para que fique bem e se sinta motivado a vir para sua aula, conclui Tereza.

Em entrevista exclusiva, Márcio Padilha falou sobre a importância de ser um profissional bem preparado no mercado de trabalho.

- Hoje a gente já entendeu que o profissional que está bem preparado tem outras competências além da técnica. Ele precisa entender de vendas, de marketing, de psicologia e do comportamento humano. Porque na verdade, o que a gente faz quando temos uma profissão? A gente serve as pessoas, e quem tem esse conceito de servir as pessoas consegue se preparar para atender o mercado de hoje, que era diferente de antigamente. Antes a gente tinha uma área técnica muito bem definida e isso servia para atender as pessoas. Hoje, não. Você precisa ter uma competência técnica, que é o ingresso do jogo pra você conseguir estar na área profissional, mas, além disso, você precisa estar preparado com outras competências, que chamamos de competências comportamentais. Os profissionais hoje, que são bem sucedidos, já entenderam isso e desenvolvem essas competências comportamentais. Desenvolvendo os profissionais, pessoas e essas competências, a gente se sente mais preparado para atender o mercado.

Para finalizar deixou um recado para os estudantes universitários

Esse período dos estudantes é extremamente importante, porque muitas vezes eles não possuem a maturidade para estar na posição que eles estão. Saindo de uma educação técnica para entrar numa área específica que eles escolheram e que vai ser o futuro deles. O recado que eu tenho para esses estudantes hoje é: experimente. Se você está numa área de jornalismo, experimente, vai conhecer o que o jornalismo pode te trazer. Se estiver na área de educação física, experimente quais são as portas que a educação física pode te abrir.  Eu tenho dado diversas palestras nas universidades, e o que eu tenho visto são os estudantes que escolhem uma carreira, escolhem uma determinada área sem conhecer realmente aquela profissão. Eles não sabem o que aquilo pode promover na carreira deles, eles não sabem o quanto vão ganhar, não só como resultado financeiro mas como resultado de vida. Quando você escolhe uma profissão que você é apaixonado e essa profissão te dá um resultado, de reconhecimento profissional, acho que esse é o segredo, você escolheu uma área que você gosta de trabalhar e consegue realizar os teus sonhos pessoais e profissionais. Mas para que isso aconteça você precisa experimentar todas as portas que são abertas dentro dessa área.


Nenhum comentário: