quarta-feira, 28 de maio de 2014

Com o apoio de autoridades e voluntários, uma das ações do Pró-Vita foi realizada em menção ao Maio Amarelo

Texto e Fotos: Assessoria de Comunicação do Conseg
Atingir números desejáveis no trânsito de Nova Friburgo é o anseio do Conseg, já que a realidade tem se mostrado muito violenta, assim como em todo país. Por isso, no último domingo, 25, foi realizada a pintura artística das extremidades da faixa de pedestre em frente à Prefeitura Municipal, mais uma ação do Pró-Vita, (Programa Integrado de Redução da Violência no Trânsito). Elas foram repintadas para reforçar a atenção que o pedestre, principalmente, deve ter antes de cruzar a via.
A faixa foi grafitada pelos artistas Diego Moneratt e Maicon Ferreira, de forma voluntária e em parceria com o Conseg, como forma de pedir mais cautela de quem passa pelo local e para conscientizar da importância de se respeitar as leis de trânsito, como atravessar na faixa.
Também estiveram presentes durante toda realização a Secretaria de Ordem e Mobilidade Urbana (antiga Autran), que deu total suporte no trânsito do local, garantido a segurança e execução da ação; alguns integrantes do SEST SENAT, que fizeram a distribuição de panfletos com informações úteis sobre o trânsito e em referência ao Maio Amarelo, especialmente aos motoristas que passavam na Avenida Alberto Braune.
Para o presidente do Conseg, Zury Maurer, esta é apenas uma pequena demonstração e que pode e deve ser seguida por todos para chamar atenção nesse espaço de convívio pacífico entre pessoas e veículos. “Ambos têm que se respeitarem, tanto os pedestres, que devem buscar a faixa para atravessar, quanto um veículo que, ao avistar um pedestre atravessando a faixa, deve parar”, salienta Zury.
Mas para o presidente do Conseg é preciso também que o pedestre aguarde a sinalização e que não ache que basta pisar na faixa para que os veículos parem. “O correto é o pedestre sempre buscar a faixa, mas ainda assim realizar essa travessia com atenção, e para os motoristas fica o apelo para que respeitem as faixas, até porque fora dos veículos eles também são pedestres”, destaca Zury. 
O Conseg quer levar o projeto “Arte na Faixa” para mais localidades de Nova Friburgo, pelo menos de uma a duas vezes por mês, e sempre aos domingos pela manhã devido ao menor fluxo de carros. Aqueles que desejarem sugerir pontos que necessitam de mais atenção nas travessias de pedestres, bastam enviar um e-mail para assessoria do Conselho, no endereço: consegnf@gmail.com.


Nenhum comentário: