sábado, 17 de maio de 2014

Programa Empreender pretende melhorar a qualidade do negócio e a renda dos participantes

Texto Assessoria de Comunicação da Acianf

Após uma semana de apresentações na Ponte da Saudade, Conselheiro Paulino, Lumiar e Olaria, respectivamente, o Programa Empreender segue para sua segunda fase. Embora ainda não seja tarde para outras pessoas participarem, nesse momento - após a apresentação do que é o Empreender - já se pretende que sejam promovidas reuniões voltadas para a captação das demandas e prioridades de cada região citada.
O Programa Empreender segue uma metodologia criada na Alemanha logo após a 2ª Guerra Mundial, cujo objetivo é organizar grupos de empreendedores e empresários de um determinado segmento e/ou região de modo que eles possam se comunicar, identificar prioridades, traçar estratégias, cobrar ações e buscar benefícios que atendam a todos igualmente. Tudo isso, acompanhados por um consultor que auxilia o grupo, ao longo de reuniões periódicas, com levantamento de demandas e no planejamento de ações coletivas, mas sem assumir controle e liderança sobre o rumo a ser tomado.
Em Nova Friburgo já houveram experiências bem sucedidas com o Grupo de Reparadores Automotivos (GRAF), grupo das artesãs (CRIATIVOS) e o setor de farmácias de manipulação. Todos se beneficiaram ao perceberem que apesar de estarem no mesmo ramo, não são rivais e que poderiam juntos lucrar mais. Compras coletivas, ações conjuntas, treinamento padronizado de funcionários, melhoria no atendimento e na imagem do negócio e maiores chances de competitividade com outros mercados, são apenas alguns dos benefícios de se formar um grupo coeso e atuante.
Segundo o proprietário da farmácia de manipulação Dose Única, João Batalha, quebrar as barreiras de comunicação com outros empresários do seu ramo foi fundamental: “nós não apenas percebemos que não éramos rivais, como identificamos quais eram os verdadeiros problemas que atrapalham nosso setor na cidade, e isso não só foi extremamente positivo como nos ajudou a formar uma visão compartilhada do futuro que queremos para o nosso ramo”, concluiu. 
As próximas reuniões estão marcadas dia 19/05, às 19h, em Olaria; 22/05, às 19h, em Conselheiro Paulino; 26/05, às 18h30, na Ponte da Saudade e no mesmo dia, 26/05, às 19h, em Lumiar.
O Programa Empreender é uma iniciativa da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Rio de Janeiro (Facerj) e do SEBRAE, promovido na cidade pela Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Nova Friburgo (Acianf), mais informações pelo telefone 22 2522-1145.

Nenhum comentário: