quinta-feira, 8 de maio de 2014

Diocese de Nova Friburgo se prepara para Romaria

Texto e fotos: Diocese de Nova Friburgo

Acontece no dia 10 de maio a Romaria da Diocese de Nova Friburgo para o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, em São Paulo. A atividade, tradicional no território diocesano, tem como objetivo promover a unidade entre os três vicariatos. A Santa Missa será presidida pelo Bispo, Dom Edney Gouvêa Mattoso, e concelebrada pelos sacerdotes desta Igreja Particular. Este ano, a Celebração Eucarística está prevista para às 9h, seguida da Via Sacra.
Todos os anos diversas caravanas das paróquias são montadas. Os ônibus saem na noite de sexta-feira e chegam ao Santuário na manhã de sábado. Os valores do transporte variam de acordo com a igreja. Os interessados em participar da Romaria 2014 devem procurar suas paróquias de origem e buscar informações.
No Vicariato Sede, a Paróquia Nossa Senhora das Graças ainda está com vagas para o transporte. O investimento é de R$ 120 e o contato para inscrição é o (22) 2522-5702. A Paróquia Nossa Senhora da Piedade, em Cordeiro, Vicariato Norte, já está com o ônibus fechado. E a Paróquia Nossa Senhora de Fátima, no Litoral, não ofereceu vagas este ano por conta da festa da padroeira, que será realizada entre os dias nove e 13 de maio. As outras igrejas do Vicariato estão oferecendo transporte normalmente.


Conhecendo o Santuário
O Santuário de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, o maior no mundo dedicado a Maria, localiza-se no Vale do Paraíba, no eixo Rio de Janeiro – São Paulo. Por esse Vale corre o Rio Paraíba, que foi palco do aparecimento da devoção que une todo o Brasil.
Em 1717 três pescadores, levados por necessidades históricas e econômicas, saíram a pescar numa época escassa de peixe. Por ação misteriosa de Deus, chegando ao Porto de Itaguassu, a primeira coisa que caiu em suas redes foi o corpo de uma imagem quebrada, na altura do pescoço. Num segundo lance de rede, pescaram a cabeça da mesma imagem. Juntando as duas partes, viu-se que se tratava da Senhora da Conceição. Depois do encontro da Imagem, a pesca de peixes foi abundante e os pescadores intuíram a presença e ação de Deus naquele singular evento.
Por assim ter aparecido, o povo chamou-a de “Aparecida”, nome consagrado pela devoção popular, chegando a ser proclamada Rainha (1904) e Padroeira do Brasil (1930). O Santuário foi declarado de âmbito nacional em 1984 pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
Fonte: Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida

Nenhum comentário: