terça-feira, 27 de maio de 2014

Instituto Souza Cruz e Ibelga promovem evento para apresentar os novos empreendimentos agrícolas introduzidos pelos jovens em Nova Friburgo

Texto: Assessoria de Imprensa do Instituto Souza Cruz

A inserção de novas práticas no campo, como a abertura de um salão de beleza, foram algumas das inovações alcançadas pelo programa Novos Rurais, que busca fomentar o empreendedorismo e a diversificação em jovens do interior de Nova Friburgo (RJ). Para apresentar os resultados desta iniciativa, o Instituto Souza Cruz e o Instituto Bélgica-Nova Friburgo (Ibelga) promovem a Mostra Novos Rurais de Projetos Empreendedores, que será realizada no dia 29 de maio, em Nova Friburgo (RJ).


O evento contará com visitas guiadas a propriedades dos beneficiários pelo programa e com uma exposição de artigos agrícolas e não agrícolas produzidos pelos jovens. No encerramento, os doze participantes da segunda turma do Novos Rurais apresentarão os empreendimentos elaborados ao longo da formação.

Programa Novos Rurais

Para fortalecer a agricultura sustentável no Rio de Janeiro, o Instituto Souza Cruz iniciou, em 2012, o programa Novos Rurais no Estado com a parceria do programa Rio Rural, da secretaria de estado de Agricultura e Pecuária, e do Ibelga, que oferece ensino formal a jovens da região no sistema de alternâncias, envolvendo teoria e prática, a realidade agrícola e a participação das famílias no processo educativo. O programa tem sido implantado no Colégio Estadual Agrícola Rei Alberto I, oferecendo novas habilidades e competências aos educandos e egressos do colégio, transformando-os em agentes capazes de agregar valor aos produtos e serviços da agricultura familiar. Além do Rio de Janeiro, o programa Novos Rurais também é aplicado em outros cinco estados (RS, SC, PR, PE e CE), beneficiando anualmente aproximadamente 400 jovens rurais em todo o Brasil.

Como funciona o programa

Fase 1 - Formação

Os selecionados participam de três módulos de formação, com conteúdos práticos voltados para produção, comercialização, empreendedorismo e elaboração de projetos.

Fase 2 – Implantação de projetos

Com recursos financeiros disponibilizados pelo programa, os jovens elaboram os projetos para desenvolver novos negócios, que incrementam a renda familiar e têm caráter pedagógico para as comunidades onde estão inseridos.
"O diferencial desta segunda turma foi a inovação e a inserção de novas práticas, como a agroecologia e o incremento da produção de ovos e galinhas caipiras, que não é comum na região. Outro destaque foram os empreendimentos rurais não agrícolas, como um salão de beleza e a confecção de sabonetes artesanais voltados, sobretudo, para atender uma demanda das jovens mulheres rurais ", explica Marcos Gaspar, assessor de Projetos Sociais do Instituto Souza Cruz.

Programação do evento

08:00 - Visita guiada às Unidades de Referência:
Agrofloresta
Galinha Caipira
Salão de Beleza

17:30 - Inscrições para a nova turma do programa Novos Rurais 2014
Abertura da exposição de produtos Novos Rurais

18:00 - Apresentação dos projetos da Turma 2013

21:00 - Confraternização

Local: Auditório do Colégio Estadual Agrícola Rei Alberto I
Endereço: Estrada dos Três Picos, s/nº, Salinas, Nova Friburgo (RJ)

Nenhum comentário: