domingo, 4 de maio de 2014

Segurança da cidade é uma preocupação constante do Conseg

Texto e Fotos: Assessoria de Comunicação do Conseg


Com o intuito de aproximar outras entidades e instituições representativas da cidade, o Conseg (Conselho Comunitário de Segurança de Nova Friburgo) agendou com o comandante do 11º Batalhão de Polícia Militar, o Tenente Cel. Carlos Hespanha, um encontro para tratar de questões que envolvam a segurança de nossa cidade, além de apresentar novas parcerias e projetos que o Conselho irá realizar.
De imediato o presidente do Conseg, Zury Maurer, agradece a presença do comandante e acrescenta que “estamos diante de uma oportunidade rara de nos unirmos às autoridades locais para reduzirmos significativamente as vulnerabilidades que, se não tratadas, podem nos tornar o próximo local degradado pela criminalidade”, inicia a reunião fazendo citação ao e-mail recebido do diretor jurídico do Conseg, Rodrigo Guimarães.
O vice-presidente do Conseg e também presidente do Codenf, Ricardo Lengruber, aproveita a ocasião e diz que reuniões como essa devem ser assim, produtivas, e que devemos entender que problemas sociais estão acima dos problemas de polícia.
A vice-prefeita, Dra. Grace Arruda, dá novamente boas-vindas ao Tenente e diz que, como citou Ricardo, o desenvolvimento pacífico só existe quando se tem segurança, e que todo cidadão deve contribuir para isso.
O Ten. Cel. Hespanha diz que se sente gratificado pela aceitação que tem recebido da população e que um encontro como esse prova isso também. Ele informa que vem buscando mais integração com a Polícia Civil para ter um trabalho mais ostensivo, que vem trabalhando com a prevenção, apesar de saber que existem muitas mazelas na cidade que ainda precisam melhorar antes de tudo e para isso quer ouvir mais a população sobre as necessidades de cada bairro, que possam contribuir para a coletividade.
Dra. Grace também entende que a união de associações de moradores e sociedade civil deve acontecer para ajudar no monitoramento das ruas, ajudando assim, e muito a Polícia.
Aproveitando o momento, o chefe da Guarda Municipal, Ronald Gripp, acredita que a criação do GTAM também foi ótima para contribuir com a ordem e segurança da cidade. Para ele é importante que a sociedade faça suas denúncias através do 153, para que possam atuar de forma mais eficaz e direta ao problema e que para diversas ações precisam da PM, e por isso agradece o apoio ao Tenente.
Também se manifestaram sugerindo e pedindo melhorias o comte. do 6º GBM, João Luiz de Moraes, que pretende retomar o projeto Bombeiro Mirim; A diretora financeira do Conseg e também representante do Rotary Caledônia, Fany Zissu, que gostaria de ver o projeto Policiamento Comunitário ativo de novo; o representante do Rotary Olaria, Eduardo Vogt, que deseja ver realizado em Olaria um monitoramento com câmeras, coordenado pelo posto policial que existe no bairro, que já conta com apoio do comerciantes, até mesmo financeiramente; o representante da Acianf e do Lions Clube, Gilberto Sader, sugeriu que deveria ser lei ter em todas as escolas cartazes com os telefones do Disque Denúncia, para que inibisse a ação de delitos nesses locais; muitos pediram um policiamento reforçado próximo a Rodoviária Urbana, Praça Getúlio Vargas e Rua Sete de Setembro, principalmente em dias de pagamento de aposentados; e que se preocupe e ocupe melhor o tempo ocioso dos jovens com o esporte, por exemplo; entre outras.
O comandante Hespanha já adianta que algumas solicitações já serão colocadas em prática, como a atuação de soldados na Rodoviária Urbana em horários de pico, e outras estarão sendo estudas pessoalmente por ele, como a volta do Policiamento Ciclístico que deve acontecer após a Copa do Mundo.
Zury finaliza a reunião colocando em tópicos todos os assuntos tratados para que não se percam para a próxima reunião e avisa a volta de alguns projetos em breve, como a retomada do uso da Mini Cidade do Trânsito, que existe no 11º BPM, e que será utilizada para levar estudantes, em parceria com Secretaria Municipal de Educação, FAOL e Rota 116, e também a volta da pintura artística das faixas de pedestre já em maio, marcando dessa forma o Movimento Maio Amarelo, que busca a redução da violência no trânsito em todo Mundo, em Nova Friburgo.
Ainda este mês será agendado um novo encontro como esse para dar sequência aos assuntos abordados e para informar como estão os que estarão sendo realizados.

Nenhum comentário: