sexta-feira, 1 de novembro de 2013

2ª Conferência Municipal de Meio Ambiente vai acontecer em Lumiar

Texto: Assessoria de Comunicação da ACIANF
Na última semana aconteceu na subsede de Lumiar da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Nova Friburgo (Acianf) um encontro para definir os eixos e últimos detalhes da 2ª Conferência Municipal de Meio Ambiente que irá ocorrer naquela localidade.
O secretário de Meio Ambiente, Sr. Ivison Macedo abriu a reunião agradecendo a participação da comunidade e comentou sobre as informações que ele obteve em visita aos Ministérios do Meio Ambiente e da Cidade, em Brasília, este mês. Ele confirmou a participação de representantes do Ministério do Meio Ambiente e do INEA nesta conferência, assim como a possibilidade de ter a presença de representantes da FUNASA e da Secretaria Nacional de Saneamento. Informou ainda que o Plano Municipal de Saneamento Básico (PLAMSAB) contempla ações focadas em água potável, efluentes, drenagem urbana e resíduos sólidos.
Após explanação do secretário ficou definido que a 2ª Conferencia Municipal do Meio Ambiente terá cinco eixos temáticos, quatro foram decididos pelos produtores em reuniões anteriores e um deles incluído pela Secretaria de Meio Ambiente, por estar dentro do plano de desenvolvimento econômico e social dos distritos.
Os eixos preliminarmente definidos foram:
·      1° - Desafio na ocupação territorial sustentável de Lumiar e São Pedro da Serra; 
·      2° - Regularização Fundiária;
·      3° - Saneamento Básico;
·      4° - Alternativa Tecnológica de Produção Agrícola;
·      5° - Vocação Geoeconômica.
Estiveram ainda presentes na reunião a responsável pela regularização fundiária, Sra. Rose Schuma, produtores rurais da região de Lumiar, São Pedro da Serra, Boa Esperança, Rio Bonito, Galdinópolis, e Macaé de Cima, o administrador municipal do 5º e 7º distrito, o Sr. Naim Pedro, o Sr. Ernani Cunha, também da Secretaria de Meio Ambiente, a diretora executiva da Acianf, Sra. Edna Veiga e empreendedores individuais.
A 2ª Conferência Municipal do Meio Ambiente irá acontecer nos dias 9 e 10 de novembro, das 8 às 18 horas, na Ação Rural de Lumiar (ao lado da quadra de futebol). E para mais informações entrar em contato com a subsede da Acianf de Lumiar, que fica na Rua de Setembro, 127, no centro do bairro, ou pelo telefone (22) 2542-4491.

Nenhum comentário: