segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Avaliadores Internacionais em Nova Friburgo

Texto: SECOM / Foto: Daniel Marcus
Segundo cel. João Paulo Mori, secretário de Defesa Civil, Nova Friburgo foi escolhida dentre todos os municípios do país para o primeiro peer review da Defesa Civil.

Uma equipe de avaliadores internacional estará em Nova Friburgo, dia 27 de novembro, para realizar trabalho Peer review (revisão dos pares), que consiste em qualificar o Programa de Preparação das Comunidades para Enfrentamento de Chuvas Fortes. Essa será a primeira avaliação de pares no país que será realizada durante a semana em que se definiu o Dia Estadual de Redução de Riscos de Desastres - 29 de novembro.

A iniciativa é da Secretaria Estadual de Defesa Civil. O foco da ação é avaliar o processo de preparação das comunidades em condições de vulnerabilidade diante de chuvas fortes, em especial deslizamentos.

A prática do modelo peer review iniciou-se em âmbito acadêmico e atualmente é utilizada em empresas que primam pela busca de melhoria continuada. Esse método tem embasamento em indicadores fundamentados no marco de Hyogo, na Política Nacional de Proteção e Defesa Civil e no Guia para Gestores Públicos.

O peer review que será realizado em Nova Friburgo seguirá seis etapas. A primeira será a de contextualização do caso, a segunda de apresentação, a terceira, visita e observação, a quarta, feedback, a quinta, revisão e a sexta, comunicação.

Nos Três anos que se passaram (2011, 2012, 2013) foram feitas as instalações de sistemas de alerta com sirenes, treinamentos em comunidades, simulados de evacuação e, mais recentemente, instalação das Unidades de Proteção Comunitárias, com formação de agentes e a criação do centro de monitoramento e alerta de desastres naturais.

Essa iniciativa tem o apoio da Secretaria Nacional de Defesa Civil e do Centro de Excelência para Redução de Riscos de Desastres (UNISDR) e, acredita-se que, segundo consta no documento enviado à secretaria municipal de Defesa Civil pelo secretário estadual cel. Sérgio Simões, essa prática será de interesse da ISDR – Américas e atende à campanha Construindo Cidades Resilientes – minha cidade está se preparando.

Agenda dos avaliadores internacionais
A chegada dos cinco avaliadores internacionais em Nova Friburgo será às 9h. Eles serão direcionados à prefeitura, para um encontro com o prefeito Rogério Cabral. O secretário estadual de Defesa Civil Cel. Sérgio Simões estará nessa reunião.

Em seguida, o primeiro ponto de visita será a comunidade de Duas Pedras, a UPC local e uma escola municipal do mesmo bairro. O grupo retorna ao Rio de Janeiro às 18h. O período de permanência dos avaliadores internacionais no Brasil será do dia 25 a 30 de novembro. No dia 29, eles participam das atividades do Dia Estadual de Redução de Riscos de Desastres, quando participarão da desocupação do prédio da CEDAE.  
Avaliadores internacionais da Escola de Defesa Civil
Os avaliadores são engenheiros das escolas de Defesa Civil de seus países de origem: Mercedes Vallejo (Espanha), Mauricio Eduardo Rojas (Chile), Antonio Germán (Peru), Julio Cesar Centero (Equador) e André Abelino Casasola (Guatemala).

Nenhum comentário: