terça-feira, 26 de novembro de 2013

Violência no Trânsito: até quando?

Texto: Assessoria de Comunicação do Conseg

Se cada dia mais as estatísticas mostram uma triste realidade nesse sentido, por que as mortes em nossas vias só aumentam? Esse é o questionamento que o 8º Fórum de Segurança de Nova Friburgo vai trazer mais uma vez para os debates
Dados, números, pesquisas, fontes oficiais... são diversas as provas de uma realidade que não apresenta melhoras. A malha viária do Brasil, e do mundo em geral, vem mostrando cada dia mais, infelizmente, que a falta de respeito às leis de trânsito, assim como a impunidade, ou mesmo a deficiência da legislação atual, tem matado mais do que os homicídios.
Segundo o ISP (Instituto de Segurança Pública), em 2012, o trânsito de Nova Friburgo matou 29 pessoas (chamado de ‘Homicídio Culposo’) e 504 tiveram lesões corporais devido a acidentes pela cidade. E já neste ano, até o mês de agosto, os números já chegam a 20 mortos e 369 pessoas com lesões corporais. Se compararmos aos homicídios, para provar os fatos, esses números assustam cada vez mais. Ainda de acordo com a pesquisa do ISP, em 2012, 25 pessoas morreram por ‘homicídio doloso’, e até o último mês de pesquisa (agosto) deste ano 16 pessoas já morreram. Ou seja, a violência do trânsito mata mais pessoas do que os homicídios. A fonte oficial desses dados é a 151ª DP.
Pode-se observar então que, em 2012 e já neste ano, quatro pessoas morreram a mais em ‘acidentes de trânsito’ (se assim se pode chamar) em Nova Friburgo do que por homicídios. Assegura-se assim que um carro pode se tornar realmente uma arma letal nas mãos de um indivíduo (confira matéria publicada pela Exame.com, em maio deste ano: http://abr.ai/10EFSBs, que apresenta uma pesquisa provando que carros produzidos no Brasil são mais fracos do que europeus, por exemplo).
E nessa linha o Brasil ficou em 3º lugar no ranking mundial de países com maior índice de acidentes fatais. Foram registrados, no último ano, 4,5 acidentes com morte por hora, 110 acidentes por dia, totalizando 40.000 por ano (fonte: Observatório Nacional de Segurança Viária).

O que fazer diante dos fatos?

A conclusão de todas essas estatísticas é que, excepcionalmente, não se vê redução desses índices com o passar dos anos, pelo contrário. E é por esse e por diversos outros motivos que o Conseg (Conselho Comunitário de Segurança) de Nova Friburgo vai realizar seu 8º Fórum de Segurança com o mesmo tema do evento anterior, “Violência no Trânsito: até quando?”, pois considera uma questão inesgotável, pelo menos por enquanto, e que precisa de mais atenção por parte de cada um de nós, principalmente por parte dos jovens, que são os que mais morrem no trânsito.
“Nós queremos levar para os presentes, mais uma vez, esse tema que precisa de muita atenção e mais prudência por parte de todos. Não iremos, nem conseguiríamos esgotar o tema numa noite, mas a intenção é essa, levar indagações, ponderações sobre essa violência no trânsito que a cada dia mata mais de centenas de pessoas.”, relata Zury Maurer, presidente do Conseg.
Os painéis temáticos que serão abordados neste 8º Fórum, que acontece no dia 2 de dezembro, no auditório do SENAI, a partir das 19 horas, são:
·       “Se beber, não dirija” – com a coordenação operacional da Lei Seca no Estado do Rio de Janeiro;
·       Violência no trânsito: um caso de saúde pública – com a Fundação Municipal de Saúde de Nova Friburgo
·       Instituto Observar – com o Observatório Nacional de Segurança Viária
·       ‘Imobilidade Urbana’ – com o CODENF (Conselho de Desenvolvimento de Nova Friburgo)
A entrada do evento é gratuita e todos os interessados no assunto, assim como sugerir e ouvir mudanças para essa atual situação, estão convidados.

Nenhum comentário: