segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Comitê Executivo do Pró-Vita se encontra para relatar últimas e próximas ações do programa

Texto e Fotos: Assessoria de Comunicação do Conseg
Na última sexta-feira, 22, o Conseg (Conselho Comunitário de Segurança de Nova Friburgo) se reuniu pela manhã, no auditório da Energisa, com os integrantes do comitê executivo do Pró-Vita (Programa de Redução da Violência no Trânsito) para apresentar as últimas ações realizadas pelo programa, para convidar para o 8º Fórum de Segurança de Nova Friburgo, e ouvir as sugestões e opiniões dos presentes sobre os assuntos tratados.
O presidente do Conseg, Zury Maurer, começa o encontro explicando que o conselho cada dia mais une parcerias e consegue voluntariado para a busca de soluções, principalmente, para reduzir os índices da violência no trânsito de Nova Friburgo. Ele entende que é preciso retomar as conversas sobre as legislações que regulamentam o uso e circulação de ciclomotores, junto ao departamento jurídico do Conseg, e assim cobrar as devidas fiscalizações.
Esteve presente, e aproveitou para trazer novidades, a Secretaria Municipal de Educação, representada pela professora Edméa Thurler, confirmando a parceria com o Centro de Apoio Pedagógico do Detran RJ, que a partir de fevereiro de 2014 irá capacitar os professores da rede pública de ensino, principalmente municipal (abrangendo cerca de 19 mil alunos). A integrante da Secretaria de Educação informou ainda que algumas escolas privadas já aderiram a ideia e que também estão abertos para outras sugestões e parceiros. Essa iniciativa, inicialmente, é para atender e dar esse suporte aos professores do Pré-Escolar ao 9º ano (antiga 8ª série), mas também pretendem estender aos que atuam no Ensino de Jovens e Adultos (EJA). E ainda há uma proposta pedagógica em andamento para incluir na grade curricular da rede a educação no trânsito.
Alguns integrantes do comitê puderam também colocar algumas situações ocorridas nas últimas semanas, e que acontecem normalmente no dia a dia, como a Autran (Autarquia Municipal de Trânsito), que ponderou sobre alguns acidentes ocorridos com moto nos últimos dias; o GSAT (Grupo de Socorro e Atendimento ao Trauma), que vem acompanhando e apoiando as ações do Conseg e dando suporte aos Bombeiros em emergências de trânsito, lembraram dos cursos que oferecem voltados para o atendimento emergencial, entre outros, até mesmo para empresas; o 6º Grupamento de Bombeiros, informaram sobre uma motociata que irá acontecer no dia 29, saída às 10h do Centro, para chamar atenção dos motociclistas para os altos números de acidentes de trânsito; a Energisa que, apesar de realizar um trabalho preventivo dentro da empresa, diz que muitos de seus funcionários não aplicam as questões de segurança no trânsito em suas vidas; entre outros.
Antes de finalizar o encontro, Zury lembrou que a ação de pintura das faixas de pedestres continuará ainda este ano, e que será levada para os bairros, sendo Olaria o próximo a receber as pinturas, que em breve será divulgada. Aproveitou para explicar a todos como será o 8º Fórum de Segurança de Nova Friburgo, que é uma realização do Conseg em parceria com diversas entidades e empresas, e que este ano volta com o tema “Violência no Trânsito: até quando”, já que o assunto ainda pede a atenção, reflexão e discussão por parte de todos.
O Fórum terá quatro painéis temáticos: - “Se beber, não dirija” – com a coordenação operacional da Lei Seca no Estado do Rio de Janeiro; - Violência no trânsito: um caso de saúde pública – com a Fundação Municipal de Saúde de Nova Friburgo; - Instituto Observar – com o Observatório Nacional de Segurança Viária; - ‘Imobilidade Urbana’ – com o CODENF (Conselho de Desenvolvimento de Nova Friburgo); e está marcado para o dia 2 de dezembro, próxima segunda-feira, a partir das 19 horas, no auditório do SENAI (Rua Prefeito José Eugênio Müller, 220, Centro). A entrada do evento é gratuita e todos os interessados no assunto, assim como sugerir e ouvir mudanças para essa atual situação, estão convidados.
Zury Maurer (Conseg)

Carlos Alberto Bayer, Beto (Autran)

Leonardo Silva (GSAT)

Edmea Thurler (representante da Sec. de Educação)

Nenhum comentário: