quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Senador Lindberg se compromete a ajudar Nova Friburgo

Texto e fotos: Assessoria de Comunicação do Conseg


Na última segunda-feira, 11, representantes do Codenf (Conselho de Desenvolvimento de Nova Friburgo), do Conseg (Conselho Comunitário de Segurança de Nova Friburgo), o prefeito Rogério Cabral, o deputado federal Glauber Braga, vereadores da cidade, toda imprensa local e demais presentes puderam expor e ouvir do senador Lindbergh Farias sobre um tema que está em foco ultimamente na cidade, a mobilidade urbana.
O presidente do Codenf, Ricardo Lengruber começou a reunião apresentando ao senador a composição do conselho e as ações realizadas nos últimos dois anos, voltadas para essa questão, principalmente de prevenção, desenvolvimento econômico e modernização da gestão pública – comentando sobre a consultoria que será realizada na cidade com investimento híbrido, tanto do governo municipal, quanto do empresariado local.
Para Ricardo a situação de Nova Friburgo hoje transcende o problema de trânsito, “é preciso se pensar no geral, em mobilidade urbana. Hoje um trabalhador, em pesquisa realizada pela Fetranspor na cidade, passa cerca de 3 horas por dia dentro de um ônibus, mais do que no Rio de Janeiro. Percebe-se que não há um ambiente adequado para o crescimento assim, é preciso ouvir a população antes, estudar as reais necessidades de um bom plano de mobilidade urbana, para depois articulá-lo”, relata ele.
Lengruber aproveita para pleitear três questões junto ao senador: - soluções para que a Prefeitura contrate, até ano que vem, técnicos especializados em mobilidade, a exemplo que já se viu em outras cidades do país; - condições efetivas para que a Autran (Autarquia Municipal de Trânsito) possa realizar um trabalho adequado; - e recursos para as obras apresentadas pela Prefeitura na última semana para essa questão de mobilidade urbana, como os quilômetros de ciclovia, infraestrutura, principalmente respeitando e ligadas ao meio ambiente.
Após esses relatos o presidente do Conseg, Zury Maurer, expõe sobre a falta de um escritório voltado para essa questão, aonde pudesse se levar sugestões, discutir as propostas, entre outras nessa área, já que também é uma preocupação do conselho, especialmente no que diz respeito ao trânsito de Nova Friburgo, que está apresentando altos índices de violência.
“Os números do nosso trânsito estão intoleráveis! Vivemos hoje um cenário de imobilidade urbana. Por isso o Conseg defende a criação de um plano profundo e técnico sobre essa questão para que esse quadro atual possa mudar, sobretudo pensando no futuro, quando vemos o aumento da frota de carros na cidade a cada dia”, descreve Zury.
Para ele com tecnologia, inteligência e técnica nessa área consegue-se realizar um bom trabalho. “Nossa meta é poupar vidas”, finaliza o presidente do Conseg.
O deputado federal Glauber Braga também teve a oportunidade de colocar sua posição sobre o assunto e que um encontro como esse deve ser sempre assim, apartidário, pois “o pensamento de todos tem que estar voltado para o desenvolvimento da cidade”, aponta Glauber, que reforça o apoio nessas questões e ao senador Lindbergh.
O prefeito Rogério Cabral confirma o que foi dito antes por Ricardo Lengruber e Zury Maurer, especialmente sobre o trânsito da cidade e da Autran. Ele espera que em 2014 o caos que se encontra Nova Friburgo no quesito mobilidade urbana seja amenizado. Rogério Cabral comenta ainda sobre alguns estudos que já estão sendo feitos sobre essa questão, como uma ligação direta entre os bairros de Olaria e Ponte da Saudade, e para isso conta com o apoio dos governos Estadual e Federal.
“É importante essa parceria com a sociedade civil organizada, através do Codenf e Conseg, para seguirmos em frente, assim como o apoio de pessoas como o senador”, completa o prefeito.
Finalizando o encontro, o senador Lindberg Farias acredita que antes de cuidar da mobilidade urbana é preciso ter um plano econômico, com redução de ICMS, por exemplo, para recuperação da cidade e região serrana. Ele parabeniza a atuação do Codenf e Conseg, pois é difícil ver entidades assim em funcionamento, o que é muito importante para uma prefeitura.
O senador se compromete com todos os presentes em ajudar a materializar esse plano de mobilidade urbana. Mas lembra de que é preciso pesquisar antes de apresentar resultados, sobretudo junto à população e depois encarar a realidade atual para que o futuro seja melhor.
“Eu quero apresentar esse plano em forma de emenda na União, junto ao Ministério das Cidades, para que no próximo ano se consiga uma verba necessária para a sua efetivação. Para isso aguardo até o final deste mês ao menos um breve resumo do plano, com um orçamento, para que eu possa mostrar em Brasília”, garante Lindbergh.

Nenhum comentário: