sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Carnaval 2014: Segurança e mudanças nas regras

Na próxima sexta-feira, 28, começa o carnaval 2014, e esse ano a Prefeitura de Nova Friburgo e a Liga da Escolas de Samba e Blocos de Enredo de Nova Friburgo (Liesbenf) promovem mudanças na organização e na apuração do carnaval. Haverá mudanças na organização das barracas e vendedores ambulantes durante a festa de Momo e também nas notas de apuração, que passam a ser fracionadas.

Venda de Bebidas
Durante anos estabelecimentos comerciais ao longo da Alberto Braune aproveitam o carnaval para faturar um pouco mais com a venda de bebidas. Em 2014, essa pratica estará proibida. Através da Deliberação 918/69, que garante a venda de bebidas apenas a estabelecimentos alimentícios, a prefeitura irá fiscalizar lojas que estejam fazendo a venda irregular com aplicação de multa e apreensão da mercadoria.

Segurança
Com o tema Carnaval da Família. A PMNF elaborou um esquema de segurança que envolve segurança privada e Guardas Municipais (GM), além do auxilio da Polícia Militar. A parte central da cidade será dividida em quatro setores.

A primeira será na parte da concentração. Que engloba o trecho entre as ruas Leuenroth e Duque de Caxias. Nesse trecho ficarão cinco seguranças, quatro de uma empresa contratada e um Guarda Municipal. Nesse setor também será instalado uma central de monitoramento. Na central ficarão um representante da GM, um da Defesa Civil, um da fiscalização de Posturas e um Policial Militar.

O segundo setor será da rua Duque de Caxias até o meio da Avenida Alberto Braune e contará com 11 seguranças, sendo 10 da empresa e um da GM. O terceiro setor será na outra metade até a rua Monte Líbano.

O quarto setor, é o que mais preocupa a organização. Por se tratar do trecho onde ocorre os bailes de carnaval, o local tem alto índice de violência, com brigas frequentes e mortes já registradas em carnavais passados. Na Praça Dermeval Barbosa Moreira ficarão 10 Guardas do GTAM e mais 11 seguranças particulares.

Em todo o trecho sobre vigilância serão montadas torres de monitoramento onde Guardas e Policiais ficarão com rádio transmissores informando aos demais sobre possíveis distúrbios.

Pontos Fracionados
Pontos fracionados é um requerimento que há anos vem sendo pleiteado pelas escolas e blocos da cidade e também pela população. A Liesbenf realizou a mudança e a partir desse ano as notas na apuração serão fracionadas. A Liga divulgou que a menor nota será nove e a máxima dez, sendo as notas fracionas (9.1, 9.2, 9.3 e assim por diante) o principal quesito de desempate. A nova regra irá aumentar a exigência na avaliação e valorizar a nota 10.

Confira a Programação do Carnaval 2014 - Clique AQUI

Nenhum comentário: