quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Crucifixo desaparecido há 60 anos é apresentado em Nova Friburgo

Dom Edney ao lado de crucifixo recuperado

O Bispo da Diocese de Nova Friburgo, Dom Edney Gouvêa Mattoso, concedeu na tarde desta quarta-feira, 19, entrevista coletiva para falar da recuperação de um crucifixo desaparecido há mais de 60 anos. A peça sacra foi recuperada em 2008 e estava sob a guarda do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), que investigava a origem do objeto. O crucifixo estava à venda em um site pelo valor de R$ 5 mil. Segundo Marcos Miranda, Coordenador da Promotoria Estadual de Defesa do Patrimônio Cultural e Turístico de Minas Gerais, "Por se tratar de peça anterior ao período republicano, o crucifixo não poderia sair do país", de acordo com a Lei Federal Nº 4.945/65.

A peça, datada da segunda metade do século XVIII e com estilo rococó, foi apreendida em 2008 em Niterói. Em 2010, um laudo considerou o objeto como originário na Região Sudeste. Em 2011, o Instituto Estadual do Patrimônio Cultural do Rio de Janeiro (Inepac), solicitou a Diocese de Nova Friburgo fotografias que pudessem identificar a peça. Com a conclusão de que o crucifixo pertencia a Mitra Diocesana de Nova Friburgo, em 2013 foi solicitado a Justiça a devolução da peça, que ocorreu no último dia 13 de fevereiro.

Foto que auxiliou na identificação do crucifixo

Não há informações de que a peça tenha sido roubada, uma das hipóteses é que durante uma reforma na Catedral de São João Batista, o crucifixo tenha sido confiado a uma pessoa e não tenha sido devolvido posteriormente. Para Dom Edney, a devolução da peça representa um momento histórico e inusitado.

Segundo Dom Edney, em Nova Friburgo só há registro de uma peça desaparecida, trata-se de uma imagem de Nossa Senhora da Conceição e completa que está sendo feito um trabalho de inventário nas paroquias com o objetivo de manter o bem em segurança, conservado e identificado.

O crucifixo será apresentada para a comunidade no dia 16 de março durante a Santa Missa de Ação de Graças pelos nove anos de Episcopado e quarto aniversário de posse de Dom Edney na Diocese. A celebração será às 19 horas na Catedral de São João Batista, na Praça Dermeval Barbosa Moreira.




Nenhum comentário: