quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Prefeitura autoriza aumento da passagem a partir de março


Texto: Secom PMNF
Foto: Daniel Marcus



O reajuste da tarifa de ônibus em Nova Friburgo – região serrana fluminense - será de 5,2%, índice inferior à inflação registrada 
em 2013 (5,6%). Além disso, a concessionária de transporte público terá de colocar em circulação mais 30 ônibus novos e ainda instalar câmeras de monitoramento em toda a frota (prazo de seis meses). A data-base para o reequilíbrio econômico/financeiro contratual foi fixada por decisão judicial do ano passado, com a participação do Ministério Público, e definida numa reunião do Executivo, Legislativo e da Friburgo Auto Ônibus (Faol) nesta quinta-feira, 20.

A Faol havia apresentado uma planilha pleiteando uma tarifa de R$ 3,23, imediatamente rejeitada pelo governo municipal. O novo valor definido será de R$ 2,95 a partir de 9 de março. A concessionária terá que entregar os novos veículos antes da nova tarifa entrar em vigor.

A Prefeitura também anunciou que, pela primeira vez, irá disponibilizar publicamente a planilha de custos dos serviços de transporte. Ela será entregue à Câmara e também disponibilizada no site do Executivo. A Prefeitura ainda anunciou que, em breve, retomará a licitação do terceiro lote do transporte público que está sendo explorado pela Faol a título precário desde 2008.

Integrantes da Comissão de Serviços Concedidos da Câmara, os vereadores Zezinho do Caminhão e Wellington Moreira, além do presidente do Legislativo, Márcio Damazio, e o líder do governo, Alexandre Cruz, participaram da reunião que definiu a nova tarifa de ônibus. A Prefeitura foi representada pelo prefeito Rogério Cabral, a vice-prefeita Grace Arruda, e os secretários Juvenal Condack (Fazenda), Rômulo Colly (Procuradoria) e o subsecretário de Fiscalização das Concessionárias, Nader Pedro. O diretor-presidente do Grupo Real, Claúdio Callak, e o superintendente da Faol, Renato Valim, representaram a concessionária.

Nenhum comentário: