terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Olaria começa a definir plano de Mobilidade Urbana

Texto e Fotos: Assessoria de Comunicação da ACIANF


Na manhã da última quinta-feira, 20, foi realizada na subsede da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Nova Friburgo (Acianf) de Olaria, uma reunião sobre a Mobilidade Urbana, organizada pela Secretaria de Ordem e Mobilidade Urbana, coordenada pelo Cel. Hudson Miranda, para apresentar e discutir com os comerciantes e moradores o projeto para a melhoria do trânsito no bairro.
A diretora executiva da Acianf, Edna Emi Veiga, abriu a reunião dizendo que o pedido veio ao encontro das reivindicações e abordagens para melhorar o trânsito em diversos encontros da Rede de Negócios, realizados na subsede e colocou a Acianf à disposição para apoiar o projeto. 
No encontro foram apresentadas e discutidas estratégias de mudanças na circulação de algumas vias, para que o tráfego conturbado possa ser aliviado, principalmente no centro do bairro. O gerente de operações da Autran, Carlos Alberto Bayer, indicou as modificações iniciais que devem ser feitas, estudadas anteriormente, e que segundo ele precisam acontecer, mesmo que aos poucos, tanto para conhecimento e adaptação de todos, quanto para melhoria imediata do fluxo, considerando que estão tentando essa revitalização desde 2011.
A princípio, as mudanças principais são: mão única na Rua Vicente Sobrinho, sentido Centro, e mão única na Rua Manoel Lourenço Sobrinho no sentido Alto de Olaria, sendo mão dupla somente ao final da via (veja imagem). Além de melhor sinalização vertical e horizontal.
O vereador Gustavo Barroso, presidente da Comissão de Análise e Fiscalização de Trânsito e Transporte na Câmara, diz que vem pedindo essa melhoria para o bairro, pois é uma solicitação constante dos moradores e comerciantes de Olaria e considera de suma importância esse diálogo antes de colocar em prática o projeto.
Os presentes puderam ainda sugerir outras alterações, tais como: mudança de local do sinal da Rua Maria D’Angelo Magliano (em frente ao ponto de táxi da Praça 1º de Maio); maior tempo no semáforo para quem vem do Cônego; alteração na entrada do estacionamento do Supermercado Bramil; agente da Autran aos domingos aos arredores da Feira Livre; proibição de passagem e estacionamento de carros de grande porte em determinadas ruas do bairro; entre outras.
Os presentes indicaram que a proposta apresentada seja enviada por e-mail para que demais pessoas interessadas possam visualizar e opinar. Para isso basta solicitar o projeto através do e-mail: olaria@acianf.com.br e enviar as sugestões até o dia 12 de março, para que sejam expostas na próxima reunião.
Um novo encontro foi marcado para o dia 13 de março, às 9 horas, também na subsede da Acianf de Olaria, quando essas mudanças devem ser aplicadas e outras serão apresentadas, podendo assim, seguir com o projeto de revitalização do trânsito no bairro, e da mesma forma, ouvindo a população de Olaria.


Nenhum comentário: